Bukele garante maioria no Congresso com 90% das cadeiras conquistadas, consolidando seu poder para aprovar leis e manter estado de exceção.







Artigo Jornalístico

Presidente Bukele conquista maioria no Congresso e consolida poder no país

Com uma vitória avassaladora nas eleições, o presidente Bukele garantiu 90% das cadeiras no Congresso, o que lhe permite ter os votos necessários para aprovar qualquer projeto de lei, eleger juízes do Supremo Tribunal e o procurador-geral, além de manter o estado de exceção utilizado no combate às gangues nos últimos dois anos.

Beneficiando-se de sua forte campanha contra as gangues, Bukele foi reeleito com incríveis 84,65% dos votos, de acordo com a contagem oficial, mostrando o apoio maciço da população.

A popularidade do presidente Bukele é reflexo de sua postura firme contra as gangues, que resultou na prisão de mais de 75 mil criminosos e na restauração da paz nas ruas do país.

Apesar de sua cruzada ser questionada por algumas organizações humanitárias, ela favoreceu seu partido Novas Ideias nessas eleições, onde também serão escolhidos 20 deputados para o Parlamento Centro-Americano.

O diretor de estudos de opinião pública da Universidade Francisco Gavidia (UFG), Óscar Picardo, declarou que as eleições parecem ser apenas um trâmite, sem grandes mudanças no cenário político do país.

Os resultados dessas eleições confirmam a concentração de poder de Bukele, o que pode indicar um enfraquecimento da oposição de esquerda e de direita, segundo Picardo.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo