Cátedra Otavio Frias Filho promove conferência sobre a diversidade linguística e o risco de extinção de línguas em todo o mundo

A diversidade linguística será tema central de uma importante conferência promovida pela Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade, fruto da parceria entre o IEA (Instituto de Estudos Avançados) da USP e o renomado jornal Folha.

O evento, que acontecerá nesta terça-feira (7), das 15h às 17h, será realizado de forma online e não requer inscrição prévia. A proposta é reunir especialistas renomados para discutir a importância da diversidade linguística em nossa sociedade.

Dentre os participantes confirmados na discussão estão Fernando Orphão de Carvalho, professor e pesquisador do departamento de Antropologia do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (MN/UFRJ), Suzana Herculano-Houzel, titular da Cátedra e colunista do jornal Folha, André Chaves de Melo Silva, coordenador acadêmico da Cátedra, e Vinícius Mota, secretário de Redação da publicação.

A Cátedra Otavio Frias Filho foi lançada no ano de 2021, por ocasião do centenário do jornal Folha. Seu principal objetivo é homenagear Otavio Frias Filho (1957-2018), renomado jornalista que liderou o processo de modernização do jornal em 1984 e esteve à frente da Redação até sua trágica morte.

Durante a conferência, serão abordados diversos tópicos relacionados à diversidade e assimetria presentes nas aproximadamente 7.000 línguas faladas em todo o mundo. Serão discutidas as origens dessas assimetrias, suas estruturas gramaticais e ainda a preocupante ameaça de extinção de algumas delas.

O evento promete ser uma oportunidade valiosa para aprofundar o conhecimento sobre a importância das línguas e sua riqueza para a nossa cultura e identidade. Diante de um mundo globalizado, preservar e valorizar essa multiplicidade linguística se faz cada vez mais necessário.

Os interessados poderão conferir todos os detalhes do evento, como horário e formato de participação, através da divulgação feita pelo Instituto de Estudos Avançados da USP e pelo próprio jornal Folha. Não perca essa oportunidade de se envolver em uma conferência enriquecedora e contribuir para a valorização da diversidade linguística em nosso país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo