Repórter Fortaleza

Comissão Eleitoral russa descarta candidatura de jornalista e ex-deputada municipal Ekaterina Dountsova para eleição presidencial de março de 2024.




Comissão Eleitoral russa descarta candidatura de jornalista para eleição presidencial de 2024

Comissão Eleitoral russa descarta candidatura de jornalista para eleição presidencial de 2024

Por Redação

Data: 23 de dezembro de 2023

A Comissão Eleitoral russa anunciou neste sábado (23) que rejeitou a candidatura da jornalista e ex-deputada municipal Ekaterina Dountsova para a eleição presidencial de março de 2024. Dountsova, que lidera o pequeno partido liberal Yabloko, vinha fazendo campanha pela democracia e pelo fim da guerra na Ucrânia nos últimos dois anos.

Segundo informações da televisão russa, a Comissão alegou “erros nos documentos” apresentados por Dountsova como motivo para a rejeição da candidatura. A presidente do órgão, Ella Pamfilova, confirmou que a decisão foi tomada por unanimidade. “Você é jovem, tem uma vida pela frente”, disse Pamfilova, dirigindo-se à candidata, de 40 anos.

Em uma declaração à imprensa russa, Ekaterina Dountsova lamentou a decisão da Comissão Eleitoral, classificando-a como “triste” e contra “uma iniciativa popular”. Ela também anunciou sua intenção de apelar da decisão ao Supremo Tribunal russo no domingo, 24 de dezembro.


Sair da versão mobile