Debate republicano: ataque a Nikki Haley e confronto sobre Trump e política externa são destaques.




Debate das primárias republicanas: Nikki Haley enfrenta ataques e críticas dos concorrentes

Debate das primárias republicanas: Nikki Haley enfrenta ataques e críticas dos concorrentes

Por Bianca Alves, correspondente em Washington

No quarto debate das primárias republicanas, a ex-embaixadora americana nas Nações Unidas, Nikki Haley, foi alvo de ataques e críticas por parte dos seus concorrentes, que buscaram desviar o foco de Donald Trump. O evento, que ocorreu na quarta-feira (6), contou com a participação de 4 pré-candidatos, sendo que inicialmente eram 8. Trump, líder nas pesquisas de intenção de voto, mais uma vez não compareceu.

Os ataques mais diretos vieram do empresário Vivek Ramaswamy, que acusou Haley de usar “política identitária”, por destacar sua condição de mulher na campanha presidencial. Vivek também a acusou de ser corrupta, chegando a mostrar um bloco de papel com as palavras “Nikki = Corrupção”. Já o governador da Flórida, Ron DeSantis, afirmou que o próximo presidente precisa acabar com o ESG (sigla para boas práticas sociais, ambientais e de governança) e sugeriu que Haley não é a pessoa adequada para isso, devido aos apoios que tem recebido de doadores bilionários.

Apesar dos ataques, Haley segue despontando em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto e conta com apoio de doadores relevantes, como os irmãos Koch e Reid Hoffman, bilionário co-fundador do LinkedIn, que historicamente apoia candidatos democratas. O presidente-executivo do banco JPMorgan também fez um apelo para que doadores democratas fortaleçam a candidatura de Haley, para oferecer uma alternativa aos republicanos em vez de Trump.

“Eu amo toda essa atenção, amigos, obrigada por isso”, disse Haley em resposta aos ataques de Vivek e DeSantis durante o debate.

Além das críticas a Haley, houve momentos em que o debate se voltou para a capacidade de Trump de exercer a presidência. Chris Christie afirmou que Trump é inapto para ser presidente, descrevendo-o como um “homem zangado e ressentido” que pretende voltar à presidência para se vingar. Ele ainda pressionou DeSantis a dar sua opinião sobre a aptidão de Trump, mas o governador fugiu da pergunta.

O tema da política externa foi um dos enfoques do debate, com Haley criticando a postura do governo Biden e igualando manifestantes anti-Israel a antissemitas. Os pré-candidatos também discutiram criptomoedas, com Vivek apoiando a desregulamentação dos ativos e DeSantis afirmando que vai encerrar os estudos sobre a criação de uma moeda digital, por considerar que isso seria um ataque à privacidade dos americanos.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo