O objetivo da contratação é estruturar tecnicamente e financeiramente a concessão das linhas do serviço público de transporte coletivo metroviário de São Paulo, além de avaliar as estratégias de participação do setor privado para expandir a capacidade de investimento e melhorar a governança do Metrô.
Essa não é a primeira vez que a consultoria é contratada sem licitação. O governo já havia firmado um acordo de R$ 45 milhões com a IFC para elaborar um estudo sobre a privatização da Sabesp, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. Diante disso, o deputado acionou a Justiça contra o acordo.
Na representação feita ao Ministério Público, Cortez questiona a justificativa para a dispensa de licitação e o valor gasto. Ele alega que não há justificativa aceitável para o governo desembolsar uma quantia tão alta dos cofres públicos para contratar uma consultoria em um assunto relativamente conhecido pelo corpo técnico da Secretaria de Transportes Metropolitanos.
Em 2021, quando Tarcísio era ministro da Infraestrutura, a IFC também foi contratada para estruturar a concessão do corredor ferroviário Leste-Oeste, ligando o Mato Grosso à Bahia. Além disso, a consultoria se tornou a consultoria oficial do governo Tarcísio para estudos de privatização, recebendo um acordo de R$ 71 milhões da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) sem licitação.
Procurada, a Secretaria de Parcerias em Investimentos afirmou que cumpriu todos os requisitos previstos na Lei 8.666/93 para a contratação da empresa.
No segmento de entretenimento, destaca-se a participação da rapper Karol Conká no festival The Town, realizado no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. O cantor Leo Santana e o apresentador Tadeu Schmidt também prestigiaram o evento. O festival terá uma nova edição em 2025.
Essas são as principais notícias do dia. Confira mais informações sobre esses assuntos e outros clicando no link abaixo.