Eleição em Portugal: ultradireita do Chega conquista terceiro lugar e quadruplica bancada no Parlamento com 18,03% dos votos.






Resultados das Eleições em Portugal

Já o Chega, de extrema direita, obteve o terceiro lugar com 18,03% (1.100.429 votos).
O resultado mostra o crescimento da ultradireita em Portugal, quase quadruplicando a sua bancada. No pleito de 2022, o partido obteve 7,3% dos votos — 12 cadeiras, contra 46 cadeiras de agora.

A sigla surgiu em 2012 e é comandada pelo deputado André Ventura e cresceu com uma pauta anti-imigração. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é um dos principais apoiadores do partido e chegou a gravar um vídeo convocando os brasileiros com dupla nacionalidade a votarem em Ventura.

Os portugueses elegeram 230 deputados da Assembleia da República neste domingo. Diferente do Brasil, em Portugal os eleitores votam nos partidos e não em um candidato.

O Ministério da Administração Interna (MAI) informou que até as 16h (horário de Lisboa), 51,96% dos eleitores tinham votado. A taxa é superior à das últimas eleições legislativas, em janeiro de 2022, quando a estimativa de comparecimento médio às urnas na mesma hora foi de 45,66%.

Eleição, que acontece a cada dois anos, foi antecipada. O pleito de 2024 foi marcado após a renúncia do primeiro-ministro socialista António Costa em novembro do ano passado. Ele é investigado pela Procuradoria-Geral da República por interferências na concessão de projetos de lítio e hidrogênio verde.

Costa está no governo desde 2015. Ele foi reeleito em 2022 e permaneceria no cargo até 2026 caso não tivesse renunciado.


No último domingo, os portugueses foram às urnas para eleger 230 deputados para a Assembleia da República. Diferentemente do sistema brasileiro, os eleitores em Portugal votam nos partidos e não em um candidato específico. Dessa forma, é possível observar a composição do parlamento de acordo com a representatividade de cada sigla.

Um dos destaques dessas eleições foi o partido de extrema direita Chega, que conquistou o terceiro lugar com expressivos 18,03% dos votos, totalizando 1.100.429 votos. Esse resultado representou um crescimento significativo para a ultradireita em Portugal, quase quadruplicando o número de cadeiras na Assembleia, passando de 12 para 46.

O Chega, liderado pelo deputado André Ventura, surgiu em 2012 e ganhou destaque com uma pauta anti-imigração. O partido contou com o apoio do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro, que chegou a gravar um vídeo convocando os brasileiros com dupla nacionalidade a votarem em Ventura.

Além disso, a taxa de comparecimento dos eleitores aumentou em relação às últimas eleições legislativas, chegando a 51,96% até as 16h, segundo dados do Ministério da Administração Interna. Esse percentual superou a estimativa de comparecimento médio no mesmo horário em 2022, que foi de 45,66%.

As eleições antecipadas foram marcadas depois da renúncia do primeiro-ministro socialista António Costa em novembro do ano passado. Costa, que estava no governo desde 2015 e foi reeleito em 2022, renunciou em meio a investigações da Procuradoria-Geral da República por supostas interferências na concessão de projetos de lítio e hidrogênio verde. A antecipação do pleito para 2024 alterou todo o cenário político do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo