Eleições em Portugal: Resultado do Chega é destacado por Matteo Salvini, líder da Liga da Itália, em análise de mercado.





O líder do partido cogovernante Liga da Itália, Matteo Salvini, celebrou o “resultado extraordinário do Chega, sozinho contra todos”, em uma declaração feita no final do domingo.

Na abertura, o índice de ações PSI de Portugal registrava queda de 0,3%, em consonância com o declínio de outros índices europeus, antes de se estabilizar.

Analistas de mercado da XTB afirmaram que o impacto das eleições no mercado foi neutro, sendo considerado um “não evento” para os mercados. No entanto, alertaram para o fato de que a AD não ter maioria e precisar formar coalizões pode representar um risco de instabilidade, o que poderia resultar em reações negativas no mercado de ações português.

Desde o final de 2015, Portugal tem sido liderado pelos socialistas e tem apresentado crescimento anual robusto acima de 2%, com exceção da queda induzida pela pandemia de 2020. O país tem conseguido superávits orçamentários, reduzindo a dívida pública para menos de 100% do PIB, recebendo elogios tanto de Bruxelas quanto dos investidores.

(Reportagem de Patrícia Vicente Rua)


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo