A cerimônia de abertura está marcada para às 20h30 (horário de Brasília) e contará com a presença dos medalhistas olímpicos brasileiros Fernando Scheffer e Luisa Stefani como porta-bandeiras da delegação brasileira.
O Pan-Americano é realizado a cada quatro anos desde 1951, quando teve sua primeira edição em Buenos Aires, Argentina. Os países das Américas se encontram nessa competição para disputar diversas modalidades esportivas. Este ano, o Pan conta com a estreia de esportes como breaking, escalada e skate.
Além disso, 21 modalidades esportivas oferecem 100 vagas diretas para as Olimpíadas de 2024, que serão realizadas em Paris, França. O encerramento está previsto para o dia 5 de novembro.
A delegação brasileira é composta por 633 atletas, incluindo 11 reservas, totalizando 1020 integrantes, entre esportistas, membros das comissões técnicas, oficiais das confederações e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
O Brasil já sediou os Jogos Pan-Americanos em duas ocasiões: em 1963, em São Paulo, e em 2007, no Rio de Janeiro. A melhor campanha da delegação brasileira aconteceu na edição passada, realizada em Lima, Peru, em 2019, quando o país ficou na segunda colocação geral, com um total de 171 medalhas: 55 de ouro, 45 de prata e 71 de bronze.
Quanto à transmissão dos Jogos Pan-Americanos 2023, ela será realizada pelo Canal Olímpico do Brasil e pelo Cazé TV, no Youtube. Não haverá transmissão do evento na TV aberta e fechada.
O público poderá presenciar competições emocionantes em diversas modalidades esportivas. Os Jogos Pan-Americanos proporcionam um momento único para os atletas de toda a América demonstrarem seu talento e disputarem medalhas em busca da glória esportiva.
*Com informações da Agência Brasil
Crédito das imagens:
[1] A.PAES | Shutterstock
[2] poolps27 | Shutterstock
Por Lucas Afonso
Jornalista