Mudanças na Arábia Saudita: Mulheres podem dirigir, viajar sem autorização e restrições ao álcool são flexibilizadas gradualmente




Novas liberdades para as mulheres na Arábia Saudita

Novas liberdades para as mulheres na Arábia Saudita

Desde 2018, as mulheres da Arábia Saudita conquistaram novos direitos e liberdades. Agora, elas têm permissão para dirigir no reino, e algumas até mesmo atuam como mecânicas e maquinistas.

Além disso, as mulheres sauditas com mais de 21 anos agora podem tirar passaportes e viajar para o exterior sem a necessidade de autorização prévia de qualquer homem, o que representa um marco significativo na luta pela autonomia feminina no país.

Outra mudança importante foi a permissão para que homens e mulheres compartilhem espaços públicos, como praias, concertos e eventos esportivos, algo que era proibido pelas autoridades até pouco tempo atrás.

Segundo Kristin Diwan, do Arab Gulf States Institute, em Washington, o príncipe herdeiro Mohamed bin Salman está buscando atrair mais estrangeiros para o país, e a flexibilização gradual das restrições ao álcool pode contribuir para esse objetivo.

“É mais um passo na normalização, realizada pelo governo, da aprovação do álcool em contextos definidos”, apontou Diwan.

Na última quarta-feira, as autoridades sauditas anunciaram que seu objetivo é combater o comércio ilegal de produtos alcoólicos recebidos pelas missões diplomáticas, sinalizando uma mudança na abordagem do país em relação ao álcool.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo