O Rio de Janeiro alcança temperatura recorde de 42,5°C, levando cariocas e turistas às praias lotadas. Onda de calor deve continuar.



Rio de Janeiro registra maior temperatura do ano

Rio de Janeiro registra neste domingo a maior temperatura de 2023

No último domingo (12), o Rio de Janeiro registrou a maior temperatura do ano, de acordo com o sistema Alerta Rio, da prefeitura da cidade. O recorde de 42,5°C foi observado em Irajá, na zona norte da cidade. Esta marca superou o pico anterior, que havia sido de 41,8°C, ocorrido em 17 de fevereiro. Além disso, a sensação térmica na estação Irajá atingiu incríveis 50,5°C por volta das 13h55.

De acordo com o Alerta Rio, a elevação nas temperaturas foi influenciada por um sistema de alta pressão, e não houve registro de chuva na cidade. Com o calor intenso, as praias ficaram lotadas, e na estação Jardim Botânico, a sensação térmica chegou a 48,8°C às 10h20. Mesmo com o calor, milhares de torcedores do Fluminense se reuniram no centro da cidade para comemorar o título da Copa Libertadores, conquistado no último sábado.

A onda de calor que atinge o Brasil deve se prolongar até o próximo domingo em grande parte do país. Segundo o Climatempo, apenas duas capitais, Porto Alegre e Florianópolis, terão máximas abaixo de 30°C na próxima semana. Quatro capitais devem superar os 40°C: Teresina, Boa Vista, Cuiabá e Campo Grande. Já em São Paulo, as temperaturas podem chegar a 40°C na sexta (17) e no sábado (18).

Dados do mostram que sete estados seguem com alerta de “grande perigo” devido às altas temperaturas: São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Roraima e o Distrito Federal.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo