Onda de detenções em protestos por Navalny em São Petersburgo é a mais significativa desde os protestos ucranianos




Protestos em São Petersburgo

Protestos massivos em São Petersburgo resultam em detenções e morte súbita de Navalny

Neste sábado, protestos massivos em São Petersburgo resultaram em uma onda significativa de detenções, incluindo a prisão do padre Grigory Mikhnov-Vaitenko, que estava programado para realizar um serviço memorial em homenagem a Alexei Navalny. Este evento marca a maior onda de detenções desde os protestos contra a mobilização geral para a guerra na Ucrânia, em setembro de 2022, segundo informações da Reuters.

Imagens da Reuters mostraram dezenas de pessoas reunidas perto de um monumento às vítimas da repressão, em São Petersburgo. Os manifestantes colocaram flores e velas, cantaram hinos e se abraçaram, derramando lágrimas.

Teoria de morte súbita de Navalny é contestada

A mãe e um advogado do opositor russo Alexei Navalny foram informados de que ele teve a “síndrome da morte súbita”. No entanto, o diretor da Fundação Anticorrupção e a porta-voz de Navalny refutam essa versão.

A mãe de Navalny foi informada da causa da morte por funcionários da prisão. De acordo com o diretor da Fundação Anticorrupção, Ivan Jdanov, “ao mesmo tempo, quando o advogado e a mãe de Alexei chegaram à colônia esta manhã, foram informados de que a causa da morte de Navalny foi a síndrome da morte súbita”.

Advogados de Navalny foram informados de que “nada criminoso” foi apurado. No entanto, a versão é contestada porque acreditam em assassinato.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo