Os furtos de trilhos em ferrovias têm se espalhado pelo país nos últimos meses, com registros em diversos estados brasileiros. Na Bahia, por exemplo, uma mesma cidade já registrou ao menos três ocorrências desse tipo recentemente. Além disso, no litoral paulista, houve a ocorrência de transporte de trilhos furtados em carroça. Enquanto no Espírito Santo, a polícia realizou apreensões de materiais furtados em ferrovias, totalizando 30 toneladas.
Desde julho, pelo menos 16 crimes desse gênero foram registrados em oito estados, com metade deles concentrados na Bahia e na Paraíba. Houve também condenações judiciais de criminosos envolvidos com ações em ferrovias em São Paulo e casos de vandalismo em vagões de trem.
Os trilhos furtados têm como principal destino a venda como sucata em ferro-velhos, mas a polícia também alerta para a possibilidade de grandes cargas serem comercializadas com siderúrgicas. Uma das áreas mais críticas nos últimos meses é a região de Juazeiro (BA), que registrou três casos em sequência desde julho, às margens da BR-407.
Nesses casos, criminosos foram detidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) enquanto tentavam furtar os trilhos. Em um dos casos, dois homens foram flagrados com ferramentas para soltar os trilhos e admitiram que receberiam R$150 por dia pelo crime. Em outra ocasião, um caminhão carregado de trilhos foi apreendido e um suspeito de 45 anos foi detido durante a madrugada pela PRF.
Além dos casos na Bahia, houve registros de furtos em outras regiões do país, incluindo na Paraíba, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A Polícia Civil desencadeou a Operação Sioux no Espírito Santo, resultando na apreensão de cerca de 30 toneladas de trilhos furtados em um galpão em Cachoeiro do Itapemirim.
Os furtos de trilhos não envolvem apenas grandes quadrilhas, conforme demonstrado por um caso em Praia Grande, litoral de São Paulo, onde dois homens foram detidos após furtar 17 metros de trilhos e transportá-los em uma carroça. Já em São Paulo, houve condenações judiciais de envolvidos com crimes do gênero, com nove pessoas condenadas por furtos de peças de ferrovias e trilhos em municípios da região de Piracicaba.
Em Campinas, houve um caso de vandalismo em vagões carregados de milho, que resultou na abertura das portas dos vagões e no espalhamento da carga na ferrovia. A operação dos trens não chegou a ser interrompida, e ninguém foi preso. Com base nos dados de ocorrências recentes, os furtos de trilhos em ferrovias representam um desafio para as autoridades em diversas partes do país.
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