Prefeitura de Apucarana destinará mais de R$1,7 milhão a entidades sociais vinculadas ao COMAS em 2024.

A Prefeitura de Apucarana planeja destinar uma subvenção de R$1.771.000,00 para as entidades sociais vinculadas ao Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS) no próximo ano. O anúncio foi feito pelo prefeito Júnior da Femac durante uma reunião realizada nesta terça-feira (19) no gabinete municipal. A proposta agora será encaminhada para apreciação dos vereadores.

De acordo com o planejamento, 13 entidades sociais que tiveram seus planos de trabalho aprovados pelo COMAS serão beneficiadas com o montante. O valor será repassado em 12 parcelas, com cada entidade recebendo sua parcela de acordo com o direito estabelecido. O prefeito ressalta que o valor destinado para 2024 representa mais que o dobro do repassado anteriormente, demonstrando o reconhecimento da gestão pelo trabalho realizado pelas entidades sociais.

Júnior da Femac destaca que esse aumento nas subvenções sociais ao longo de seu mandato reflete a importância dada à assistência social e ao cuidado com o ser humano. A reserva financeira para isso foi construída com planejamento e austeridade nos gastos públicos, mesmo diante das dificuldades enfrentadas pelas prefeituras, especialmente em relação à queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

As 13 entidades que serão beneficiadas em 2024 são o Hospital da Providência, Lar São Vivente de Paulo, APAE Apucarana, Adefiap, Associação Karatê Vida, C.A.S.A., Cepes, Ciccak, Comander, Edhucca, Resgate Life, Promoção Humana da Catedral Nossa Senhora de Lourdes de Apucarana e Cáritas Diocesana de Apucarana. A secretária Municipal da Assistência Social, Jossuela Pirelli, ressalta a importância do trabalho realizado por essas entidades em favor dos jovens, idosos e pessoas com deficiência, reforçando que elas prestam serviços essenciais de convivência e fortalecimento de vínculos.

É importante ressaltar que as entidades beneficiadas devem destinar o dinheiro recebido em ações sociais de acordo com o plano aprovado pelo Conselho Municipal de Assistência Social. A fiscalização das aplicações é realizada pela Controladoria Interna da prefeitura e a prestação de contas é acompanhada mensalmente pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/PR).

Esse investimento na assistência social representa o compromisso da gestão municipal em garantir que ninguém seja deixado para trás em Apucarana. A valorização das entidades sociais e o cuidado com os mais vulneráveis são prioridades da administração, mesmo diante das adversidades financeiras. O plano de subvenção social para 2024 demonstra o empenho da prefeitura em promover o bem-estar da comunidade e fortalecer o papel dessas entidades essenciais para o município.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo