Presidente Lula (PT) concede mais alto grau da Ordem de Rio Branco à primeira-dama Janja e a diversas personalidades no Diário Oficial da União.




Presidente Lula concede alta condecoração à primeira-dama Janja

Presidente Lula concede alta condecoração à primeira-dama Janja

No Diário Oficial da União desta terça-feira (21), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), concedeu à primeira-dama Rosângela da Silva, popularmente conhecida como Janja, o mais alto grau da Ordem de Rio Branco. Esta condecoração é dada pelo governo do Brasil para “distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas, estimulando a prática de ações e feitos dignos de honrosa menção.”

Janja foi admitida no grau de Grã-Cruz da ordem, em reconhecimento ao seu papel como influente conselheira de Lula desde o início de seu governo. Ministros o apelidaram de “algoritmo” do presidente, devido à sua influência e proximidade com as decisões políticas do mandatário.

Além de Janja, outras personalidades foram homenageadas, dentre elas a segunda-dama Lu Alckmin, a socióloga e esposa do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), e diversas ministras, como Margareth Menezes (Cultura), Simone Tebet (Planejamento), Esther Dweck (Gestão e Inovação), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Aparecida Gonçalves (Mulheres), Anielle Franco (Igualdade Racial) e Sônia Guajajara (Povos Indígenas), assim como a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, e a governadora Fátima Bezerra (PT), do Rio Grande do Norte.

Também receberam homenagens ministros, militares, o governador Jader Barbalho Filho (MDB), do Pará, o presidente da Petrobras, Jean Prates, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Cristiano Zanin e o líder indígena Raoni.

A Ordem de Rio Branco, instituída em 1963 e em homenagem ao patrono da diplomacia brasileira, possui cinco graus: Grã-Cruz (o mais alto), Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro, além de uma medalha anexa. Sendo o presidente da República, Lula é o Grão-Mestre da Ordem de Rio Branco.

No mesmo Diário Oficial da União, o presidente também agraciou o indigenista brasileiro Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips com títulos póstumos de comendador da Ordem do Rio Branco, em homenagem a suas vidas e contribuições, após terem sido assassinados no Vale do Javari. Além disso, as cantoras Elza Soares, Gal Costa e Rita Lee receberam títulos póstumos da Ordem do Rio Branco, em reconhecimento a suas trajetórias artísticas e contribuições para a cultura brasileira.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo