Putin avança na Ucrânia e Biden pede aprovação de ajuda militar no Congresso, relembrando a Guerra Fria




Artigo Jornalístico

Putin está “invadindo a Ucrânia e semeando o caos por toda a Europa e além”. Biden atacou seu antecessor e provável rival republicano nas eleições de novembro, instando o Congresso dividido a aprovar ajuda militar para a Ucrânia.

Se alguém nesta sala pensa que Putin vai parar na Ucrânia, eu garanto que não vai.
Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden

Guerra Fria é lembrada por Biden. “Não faz muito tempo que um presidente republicano chamado Ronald Reagan gritou: ‘Sr. Gorbachev, derrube este muro'”, disse Biden, invocando o famoso discurso de Berlim de 1987.

Biden recebeu na galeria o primeiro-ministro da Suécia, Ulf Kristersson, horas depois de o país nórdico ter formalmente ingressado na Otan, a aliança ocidental menosprezada por Trump por considerá-la um fardo econômico injusto para os Estados Unidos.

“Não demonizarei os imigrantes dizendo que estão ‘envenenando o sangue de nosso país”‘, afirmou o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, durante seu discurso sobre o estado da União, o qual usou para criticar a retórica anti-imigrante de Donald Trump.

Joe Biden faz apelo aos republicanos para aprovação de projeto de lei. O democrata pediu à Câmara dos Representantes, controlada pela oposição, que aprove um projeto de lei bipartidário que permite restringir o fluxo de imigrantes na fronteira com o México, favorece as expulsões aceleradas e endurece o padrão das chamadas entrevistas de medo crível para solicitar asilo.


O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez duras críticas ao líder russo Vladimir Putin durante seu discurso sobre o estado da União. Biden acusou Putin de estar “invadindo a Ucrânia e semeando o caos por toda a Europa e além”, pedindo apoio do Congresso para aprovar ajuda militar para o país ucraniano.

Durante seu discurso, Biden também fez referência à Guerra Fria, lembrando o famoso discurso do presidente Ronald Reagan em Berlim em 1987. Ele ressaltou a importância da união ocidental e recebeu o primeiro-ministro da Suécia, Ulf Kristersson, que recentemente ingressou na Otan, aliança que foi menosprezada por Trump.

Além disso, Biden criticou a retórica anti-imigrante de seu antecessor, Donald Trump, afirmando que não irá demonizar os imigrantes. O presidente também fez um apelo aos republicanos para a aprovação de um projeto de lei que visa restringir o fluxo de imigrantes na fronteira com o México e endurecer as políticas de asilo.

A postura firme de Biden em relação a Putin e a imigração demonstra sua determinação em liderar os Estados Unidos em um momento de tensões geopolíticas e desafios internos. Resta aguardar como o Congresso irá reagir às propostas do presidente e como essas questões internacionais irão se desdobrar nos próximos meses.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo