Governo de São Paulo garante funcionamento de serviços essenciais após temporal
A cidade de São Paulo e algumas regiões do interior do estado continuam sem energia elétrica nesta segunda-feira (6), depois do forte temporal que atingiu a região na última sexta-feira (3). No entanto, o governo de São Paulo, chefiado por Tarcísio de Freitas (Republicanos), assegurou que os serviços essenciais estão funcionando normalmente.
Segundo informações divulgadas no domingo (5), cerca de 1,2 milhão de endereços ainda estavam sem luz. O temporal causou sete mortes e deixou um rastro de destruição.
Educação
Apesar da falta de energia elétrica, as aulas nas escolas da rede estadual de ensino serão mantidas. Caso haja problemas em alguma unidade escolar, a Secretaria da Educação vai disponibilizar conteúdo por meio do Centro de Mídias e os pais serão informados sobre possíveis fechamentos.
No Centro Paula Souza, as aulas ocorrerão de forma remota nas Etecs de Getúlio Vargas, em São Paulo, e Itapetininga e Piraju, no interior do estado. Nas universidades estaduais USP, Unesp e Unicamp, as atividades também não sofrerão alterações.
Saúde
Os hospitais e demais equipamentos de saúde estão funcionando normalmente, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde. A pasta afirma que todas as unidades possuem geradores para suprir quaisquer problemas no fornecimento de energia elétrica.
Transporte
As operações no metrô, na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e nos ônibus da EMTU seguem sem alterações.
Poupatempo e serviços digitais
Todas as unidades do Poupatempo estarão abertas nesta segunda-feira. Em caso de falta de energia em algum posto, serão fornecidas orientações para reagendamento. A Prodesp, empresa de tecnologia do governo do estado, informa que o datacenter está operando normalmente, com todos os serviços digitais em pleno funcionamento.
Assistência Social
O atendimento está sendo mantido nos restaurantes e nas unidades móveis do programa Bom Prato, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social.
Abastecimento de água
A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) solicita que os moradores da capital e da Grande São Paulo economizem água até que a situação seja normalizada. A falta de energia elétrica afetou as instalações e estações elevatórias da companhia, afetando o nível dos reservatórios.
No domingo à noite, a falta de energia ainda prejudicava o fornecimento de água no bairro da Pedra Branca, na capital, e nos municípios de Cotia, Osasco, Barueri e Taboão da Serra. Além disso, mesmo com o restabelecimento da energia elétrica, os reservatórios ainda estão se recuperando e afetando o abastecimento de água em várias regiões da cidade de São Paulo e em cidades como Santo André, Mauá, Diadema, Guarulhos, Itapecerica da Serra e Itaquaquecetuba.