Trabalhadores são encontrados em condições degradantes em plantação de banana em Eldorado, no Vale do Ribeira, pelo Ministério Público do Trabalho




Trabalhadores encontrados em condições degradantes em Eldorado

Trabalhadores encontrados em condições degradantes em Eldorado

No município de Eldorado, localizado no Vale do Ribeira, sete trabalhadores contratados para realizar o plantio de banana foram resgatados em uma situação degradante pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). A falta de água potável para consumo era uma das condições preocupantes em que se encontravam. Os trabalhadores precisavam coletar água em um córrego próximo ao alojamento para conseguir se hidratar.

Além disso, o alojamento não possuía camas e todos os trabalhadores dormiam em colchões no chão. Um dos banheiros não tinha chuveiro, obrigando os trabalhadores a tomarem banho com água fria que saía de um cano na parede.

Com o suporte do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), foi constatado que o local apresentava condições precárias de higiene. Mesmo sendo da região, o grupo estava alojado próximo à lavoura, com alguns trabalhando no local por até cinco meses. A falta de condições mínimas de trabalho era evidente, com um dos trabalhadores recém-chegado ao local apenas um dia antes da fiscalização.

Além das condições de alojamento, as frentes de trabalho também apresentavam irregularidades. Os trabalhadores não utilizavam equipamentos de proteção ao borrifar agrotóxicos, como máscara, luvas e óculos de segurança.

O procurador Gustavo Rizzo Ricardo se pronunciou sobre a situação, destacando a precariedade em que os trabalhadores se encontravam. A equipe do MPT resgatou os sete homens do local e firmou um termo de ajuste de conduta com o empregador, que se comprometeu a pagar R$ 80 mil em verbas rescisórias e mais R$ 80 mil por dano moral, valores a serem divididos entre os trabalhadores.

O procurador ressaltou ainda que novas operações serão realizadas na região do Vale do Ribeira para evitar que outras pessoas se encontrem em condições semelhantes. A situação dos trabalhadores resgatados reforça a importância da fiscalização e do combate ao trabalho em condições análogas à escravidão.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo