“Vulcão na Islândia entra em erupção pela quarta vez desde dezembro, forçando evacuação de cidade”




Vulcão faz 4 mil moradores fugirem de cidade na Islândia

No início da erupção, o órgão especializado estimou que ela era “a maior”, em termos de descarga de magma, da série que a região vem experimentando nos últimos meses.

Os cerca de 4 mil residentes de Grindavik tiveram que sair da cidade na época da primeira erupção. Somente em 19 de fevereiro eles puderam retornar à cidade, que foi gravemente danificada pelas centenas de tremores sísmicos que acompanharam as erupções. Entretanto, apenas cerca de cem deles decidiram permanecer na cidade.

O governo da Islândia está monitorando o avanço da lava na cidade. “Com base no desenvolvimento da erupção hoje, a nossa avaliação é que o fluxo de lava para o mar é um cenário improvável. No entanto, até que a erupção termine e a propagação da lava pare completamente, continua a ser um resultado a considerar para efeitos de avaliação de perigos. Assumindo a mesma velocidade de movimento, a frente de lava sul demoraria dois dias para chegar à costa”, afirma em nota.

Esta é a quarta vez que o vulcão entra em erupção desde dezembro Imagem: Public Safety Department of the National Police/Handout via REUTERS

*Com informações de RFI.



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo