A consulta à lista de espera do Fies está acessível até amanhã, permitindo aos candidatos verificar sua colocação.

O Ministério da Educação (MEC) abriu uma chamada para os candidatos aprovados na lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) contratarem o financiamento para o segundo semestre deste ano. Os nomes dos pré-selecionados são divulgados diariamente e fica aberto um prazo de três dias para que eles façam a contratação.

Essa etapa é destinada aos candidatos que não foram classificados no número de vagas do curso de sua preferência na chamada única do Fies e passaram a integrar a lista de espera. A chamada é feita de acordo com a classificação prevista no edital e os nomes são divulgados no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A responsabilidade de consultar as atualizações da lista de espera é dos candidatos.

Após a divulgação do nome na lista, o candidato precisa complementar sua inscrição para a contratação do financiamento no sistema online. Caso o prazo de três dias úteis não seja cumprido, a inscrição vence e a vaga é disponibilizada para o próximo classificado na lista de espera.

O Fies é um programa que oferece financiamento aos estudantes matriculados em cursos pagos de instituições de ensino superior avaliadas positivamente pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Para se candidatar ao financiamento, o estudante precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter obtido uma nota média igual ou superior a 450 pontos, além de não ter zerado a redação.

Os juros e prazos do Fies variam de acordo com a renda familiar do estudante. Existem diferentes escalas para determinar esses valores.

É importante ressaltar que, nessa chamada, apenas os candidatos pré-selecionados na lista de espera têm a oportunidade de contratar o financiamento. Aqueles que não foram contemplados devem aguardar novas oportunidades que podem ser abertas posteriormente.

O Fies é um importante programa de incentivo ao acesso ao ensino superior e tem beneficiado milhares de estudantes em todo o país. Através dele, é possível viabilizar a continuidade dos estudos de muitos jovens, que não teriam condições de arcar com os custos de uma graduação privada.

Portanto, os candidatos aprovados nessa etapa devem ficar atentos ao prazo e não perder a oportunidade de contratar o financiamento. É fundamental acompanhar as atualizações da lista de espera e verificar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior para garantir a realização do processo dentro do prazo estabelecido pelo MEC.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo