Repórter Fortaleza

Hemoce conquista manutenção da certificação ISO 9001:2015 após auditoria de cinco dias

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), obteve a manutenção da certificação da ISO 9001:2015. Após cinco dias de auditoria, que ocorreu entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro, o Hemoce manteve o reconhecimento da norma internacional.

Durante a auditoria, foram avaliadas as áreas técnicas e os setores administrativos da sede do Hemoce em Fortaleza, bem como nas unidades localizadas no interior do Ceará, nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Iguatu. Todos os hemocentros avaliados receberam a recomendação da auditora Sheila Canos, da QMS Brasil, para manterem a certificação da ISO. Sheila destacou que o Hemoce é uma referência para o país e elogiou a experiência e a superação de dificuldades que a instituição possui.

A certificação da ISO reconhece que os processos de produção e serviços estão em conformidade com as normas internacionais, conferindo um selo de qualidade ao Sistema de Gestão da Qualidade. A hemorrede cearense conta com seis unidades e atende a 184 municípios. A diretora-geral do Hemoce, Luciana Carlos, afirmou que a instituição tem o compromisso de oferecer sempre o melhor e que a auditoria comprovou que estão no caminho certo, reafirmando o compromisso em trabalhar com excelência.

Vale ressaltar que a hemorrede do Ceará foi a primeira do Nordeste a obter a certificação da ISO 9001:2015, conquistada em 2021. A auditoria de manutenção deste ano comprovou a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelas unidades do Hemoce.

O Hemoce é certificado pela norma ISO 9001:2015 no Sistema de Gestão da Qualidade no Ciclo do Sangue para os Processos de Captação de doadores, triagem, coleta, processamento, sorologia, imunohematologia, armazenamento, transporte, ambulatório de transfusão e distribuição. A certificação foi ampliada em 2016 e agora abrange todas as áreas do Hemoce Fortaleza.

Entre os anos de 2018 e 2021, outras unidades do Hemoce também conquistaram a certificação da ISO. No ano passado, as unidades de Quixadá e Sobral receberam a auditoria de manutenção e foram reconhecidas. Com a auditoria deste ano nas demais unidades do Hemoce, toda a hemorrede do Ceará manteve a certificação da norma internacional.

A ISO é uma entidade de padronização e normatização que tem como objetivo assegurar a qualidade de produtos e serviços por meio de ações preventivas. A ISO 9001 é um conjunto de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, visando melhorar continuamente a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. A norma foi elaborada com base em um consenso internacional sobre as práticas que uma organização deve adotar para atender plenamente aos requisitos de qualidade total.

Sair da versão mobile