Abertura do Fórum Nacional de Segurança Cidadã e Defesa Civil recebe ativista Maria da Penha e reúne representantes de todo o Brasil.

Começou na última terça-feira (26/09), o Fórum Nacional de Segurança Cidadã e Defesa Civil, em Fortaleza. O evento, considerado o maior encontro de Segurança Municipal e Defesa Civil do Brasil, reúne representantes do setor de mais de 190 cidades e 25 estados brasileiros. Ao longo de quatro dias, serão discutidas a participação, atuação e operação das instituições ligadas ao tema nos municípios.

A abertura do evento contou com a palestra da ativista do direito das mulheres Maria da Penha, que é homenageada pela Guarda Municipal de Fortaleza com o Grupamento Especializado Maria da Penha. O Grupo atua no monitoramento e acompanhamento das mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar. Maria da Penha comentou a importância do grupamento e das estratégias de enfrentamento à violência doméstica e sexual, uma das temáticas discutidas no evento.

O vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, ressaltou a importância do encontro para discutir políticas públicas de segurança cidadã e permitir que outras cidades conheçam as práticas adotadas pela cidade. Participam do evento prefeitos, secretários de segurança, secretários de Defesa Civil, comandantes e subcomandantes de todo o Brasil. Ao final do encontro, na sexta-feira (29/09), está prevista a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e do secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar.

O evento conta com mais de 30 palestras, debates técnicos e apresentações de projetos de sucesso. Além disso, há um polo de negócios, workshops de instituições sobre o tema e mais de 20 expositores de equipamentos e tecnologias. Também estão previstas apresentações culturais ao longo do fórum.

Segundo o secretário da Segurança Cidadã, coronel Eduardo Holanda, sediar o evento é de grande importância para Fortaleza, que é referência em segurança cidadã no âmbito da municipalidade. Ele afirmou que é uma honra receber representantes de quase 200 cidades de 25 estados do país para conhecer as práticas da cidade e discutir boas práticas de todo o Brasil.

O presidente do Conselho Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança, Coronel Pereira Neto, destacou a importância da troca de experiências e da integração nacional proporcionada pelo Fórum. Ele ressaltou a elaboração de um documento, a Carta de Fortaleza, que será apresentado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública contendo propostas para a implementação de ações necessárias na área.

Além do Fórum Nacional de Segurança Cidadã e Defesa Civil, ocorrem, de forma simultânea, o V Encontro Nacional de Segurança Pública e Gestores da Área, o Encontro Nacional de Guardas Municipais e Agentes de Segurança Pública, o Seminário Integrado de Segurança Cidadã e o Encontro Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Defesa Civil. Todos os eventos trazem discussões e debates relevantes voltados para a área da segurança e defesa civil.

No encerramento do Fórum, na sexta-feira, serão apresentadas as conclusões e propostas debatidas nos encontros e conferências, que serão reunidas na Carta de Fortaleza. O documento é esperado para analisar e adotar desdobramentos, ações e implementações futuras na área.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo