Protocolo de Intenções entre Ceará e China busca capacitar jovens em energias renováveis

No último domingo, dia 15 de outubro de 2023, o governador Elmano de Freitas participou da assinatura de um protocolo de intenções entre o estado do Ceará e a província chinesa de Fujian. O principal objetivo do acordo é o desenvolvimento de capital humano na área de energias renováveis, sobretudo entre os jovens, por meio de um programa de capacitação. Essa iniciativa será realizada por meio de parcerias entre o governo cearense e empresas chinesas que operam no estado.

A cerimônia contou com a presença da secretária das Relações Internacionais, Roseane Medeiros, representando o Ceará, e Xu Min, presidente do Subconselho Provincial de Fujian. Autoridades como o vice-governador de Fujian, Lin Wenbin, e a senadora Augusta Brito também estiveram presentes.

Durante o evento, Elmano de Freitas ressaltou a importância da colaboração entre o Ceará e Fujian, destacando a possibilidade de estabelecer parcerias que promovam um desenvolvimento mútuo entre os dois locais. Segundo o governador, a expectativa é que essas ações entre Brasil e China, mais especificamente entre o Ceará e Fujian, sejam ampliadas, resultando em mais eventos e protocolos de colaboração.

Lin Wenbin, por sua vez, destacou a relevância tecnológica de Fujian tanto na China como no mundo, e afirmou que essa experiência pode ser muito benéfica para o Ceará. O vice-governador mencionou áreas como 5G, inteligência artificial e cooperação marítima como potenciais campos de colaboração entre os dois lugares. Ele também ressaltou a importância de incentivar a comunicação entre o Porto do Pecém, no Ceará, e o Porto de Fujian.

Um dos pontos de destaque desse encontro foi o desenvolvimento do capital humano por meio da cooperação entre Fujian e Ceará. Roseane Medeiros afirmou que a aproximação do estado com a China facilita a chegada de mais investidores. Segundo ela, muitas empresas chinesas já estão investindo no Ceará e essa parceria fortalecerá ainda mais esses laços.

Com a assinatura do protocolo de intenções, espera-se que sejam estabelecidas parcerias sólidas entre o Ceará e Fujian, impulsionando o avanço da área de energias renováveis no estado e trazendo benefícios para ambos os lados. A troca de conhecimentos e experiências entre os dois lugares certamente contribuirá para o desenvolvimento socioeconômico da região e o fortalecimento das relações entre Brasil e China.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo