Complexo do Pecém firma protocolo de cooperação com o Porto de Xiamen, na China, visando o desenvolvimento do terminal portuário.

Complexo do Pecém firma protocolo de intenções com Porto de Xiamen, na China

Na última segunda-feira (16), o Complexo do Pecém, localizado no estado do Ceará, assinou um protocolo de intenções com o Porto de Xiamen, na China. O objetivo do acordo é promover uma maior colaboração e troca de experiências internacionais, visando o desenvolvimento do terminal portuário.

A cerimônia contou com a presença do presidente do Complexo do Pecém, Hugo Figueirêdo, da vice-presidente Financeira, Rebeca Oliveira, e do diretor do Fujian Provincial Port Group, Huang Xunyou, além do vice-governador da província de Fujian, Lin Wenbin.

Durante a visita, as autoridades chinesas puderam conhecer de perto a infraestrutura do Complexo do Pecém, incluindo a área industrial, o Porto do Pecém e a ZPE Ceará. Também foram apresentados aos executivos os principais projetos do Pecém, como o Hub de Hidrogênio Verde, que já conta com 33 Memorandos de Entendimento para a produção e distribuição de hidrogênio e amônia verde.

Dentre as atividades de cooperação previstas no acordo, destacam-se a troca de ideias e melhores práticas para melhorias e produtividade portuária, o desenvolvimento de Tecnologia da Informação portuária e a participação na aliança “Rota da Seda Marítima”. Além disso, estão previstas trocas comerciais, cooperação em investimentos e outras atividades relacionadas a portos, a serem decididas em conjunto pelas partes envolvidas.

Segundo Hugo Figueirêdo, o acordo pode expandir a relação entre os dois portos, que já possuem uma linha de longo curso. Atualmente, há movimentação de carga entre os portos do Pecém e de Xiamen, principalmente rochas ornamentais. No entanto, há potencial para o transporte de contêineres entre os dois portos, que atualmente são movimentados pelo Porto de Santos.

A parceria entre Ceará e Fujian foi oficializada neste domingo (15), quando o governador Elmano de Freitas assinou um protocolo de intenções com o objetivo de desenvolver capital humano na área de energias renováveis, através de um programa de capacitação.

O acordo demonstra o interesse mútuo em fortalecer as relações comerciais e promover o desenvolvimento econômico das regiões envolvidas. A expectativa é que a cooperação entre os portos do Pecém e de Xiamen resulte na expansão do comércio e no aumento das oportunidades de negócios, impulsionando a economia local.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo