Governo do Ceará apresenta projetos de hidrogênio verde durante o Hydrogen Dialogue Latin America em São Paulo

No dia 18 de outubro de 2023, durante o evento Hydrogen Dialogue Latin America, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, apresentou os projetos do estado para o desenvolvimento de políticas e produção de hidrogênio verde, tanto para o mercado interno quanto externo. O Hydrogen Dialogue Latin America, realizado em São Paulo, visa impulsionar as discussões sobre oportunidades de negócio e a viabilidade do hidrogênio verde como solução global para a descarbonização.

O objetivo do governo cearense é desenvolver uma cadeia de hidrogênio verde. Para isso, o estado está realizando uma parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e com as universidades locais. Além disso, será assinada uma parceria com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) para a elaboração de um planejamento estratégico de longo prazo para o hidrogênio verde no Ceará. O governo também está investindo R$ 625 milhões na modernização do Porto do Pecém, adaptando-o para a produção de hidrogênio verde. Além disso, recursos serão destinados para o reúso de água do esgotamento sanitário da capital cearense para a produção de hidrogênio verde.

O Hydrogen Dialogue Latin America proporciona a produção e o compartilhamento de conteúdo, além de oportunidades de networking entre produtores, investidores, cientistas, operadores logísticos e grandes consumidores.

A produção de hidrogênio verde é apontada como uma solução de transição energética para a Europa, diante da urgência pela descarbonização global. O governador Elmano de Freitas citou outras ações importantes para o desenvolvimento da cadeia de energia limpa no Ceará, como a assinatura de 33 memorandos de hidrogênio verde e três contratos com empresas produtoras de energia limpa, somando cerca de R$ 40 bilhões. Também destacou a duplicação do Eixão das Águas, que permitirá uma maior transposição das águas do Rio São Francisco, e a construção de uma usina de dessalinização de água do mar, que garantirá segurança hídrica.

O governador ressaltou ainda a realização de leilões de linhas de transmissão de energia, a conclusão da Transnordestina, que irá ligar o estado à região produtora de grãos para exportação e possibilitar o fornecimento de amônia verde como fertilizante para a região do Matopiba. Além disso, o Ceará instituirá uma política de hidrogênio verde e um Conselho para o tema.

Recentemente, o Governo do Ceará assinou um Memorando de Entendimento com as empresas GoVerde Energia e Apollo Asset para viabilizar a produção de energia e amônia verde no Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

Com essas iniciativas, o Ceará busca se tornar competitivo internacionalmente na produção de hidrogênio verde, contribuindo para a transição energética e a descarbonização global.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo