Aeronave presidencial traz repatriados da Cisjordânia para o Brasil em nova operação de retorno em meio à pandemia.

Na madrugada desta quinta-feira (2), o avião presidencial VC2 (Embraer 190) da Presidência da República pousou no Recife (PE) trazendo consigo 32 brasileiros e seus familiares que estavam na Cisjordânia. Nesta escala, seis passageiros desembarcaram e o voo seguirá para Brasília, onde os demais 26 repatriados têm previsão de chegada às 8h15 da manhã.

A decolagem da aeronave ocorreu na tarde de quarta-feira (1º), em Amã, rumo ao Brasil. Essa repatriação foi possível graças às ações do Ministério das Relações Exteriores, por meio do Escritório de Representação do Brasil em Ramala – cidade palestina -, e das Embaixadas do Brasil em Amã, na Jordânia, e Tel Aviv, em Israel.

O Itamaraty, órgão responsável pelas relações exteriores do Brasil, providenciou veículos e garantiu o deslocamento dos brasileiros que estavam na Cisjordânia para os postos de fronteira administrados por Israel e Jordânia, na ponte Allenby/Rei Hussein. Além disso, também assegurou o traslado seguro dos repatriados desde diferentes pontos na Cisjordânia até o aeroporto de Amã, onde embarcaram na aeronave presidencial.

Após a chegada ao Brasil, o avião presidencial permanecerá no Cairo (Egito) aguardando a repatriação dos brasileiros que ainda se encontram na Faixa de Gaza. O Ministério das Relações Exteriores informou que esta aeronave será substituída por outra de igual porte, que ficará à espera dos brasileiros que aguardam permissão para deixar Gaza através da passagem de Rafah, no Egito.

Desde o início da Operação Voltando em Paz, em 10 de outubro, a Força Aérea Brasileira (FAB) já realizou nove voos, transportando um total de 1.445 pessoas que estavam em Israel e na Cisjordânia.

Essa operação de repatriação é resultado de um trabalho conjunto entre o governo brasileiro e os respectivos países envolvidos, buscando garantir a segurança e o retorno dos cidadãos brasileiros que se encontravam em áreas conflituosas. A prioridade sempre foi a proteção dos brasileiros, permitindo que eles retornem em paz para sua terra natal.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo