Treinamento de Treinadores em Gestão de Estresse busca fortalecer a boa gestão no Programa Acesso Mais Seguro da Secretaria Municipal da Educação.

A Secretaria Municipal da Educação (SME) de Fortaleza realizou um Treinamento de Treinadores em Gestão de Estresse nos dias 08 e 09 de novembro, com o objetivo de fortalecer a boa gestão no marco do Programa Acesso Mais Seguro (AMS). A ação, promovida na Academia do Professor Darcy Ribeiro, foi organizada pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), em parceria com os profissionais da SME responsáveis pela implementação do programa na Rede de Ensino. O treinamento reuniu 30 profissionais, entre psicólogos e técnicos de mediação, e foi conduzido pela coordenadora do Programa de Saúde Mental e Apoio Psicossocial do CICV, Renata Reali.

Durante o treinamento, os participantes tiveram acesso a conhecimentos teóricos e atividades práticas, que incluíram desde incidentes de violência até o trabalho preventivo em saúde mental. Segundo Renata Reali, os participantes estão aptos a dar respostas efetivas e mobilizar outros profissionais da educação municipal. Além disso, a formação oportunizou o aprendizado de estratégias de enfrentamento para situações preventivas e reativas, intervenções em gestão de estresse e temáticas relacionadas ao autocuidado.

A iniciativa é considerada fundamental para fortalecer o movimento formativo de mediação realizado pela Rede Municipal, com o intuito de mitigar situações referentes aos conflitos, por meio de estratégias de enfrentamento de situações de violência e autoproteção da comunidade escolar. Essa parceria com o CICV, de acordo com Edgar Nogueira Lima, articulador do Serviço de Psicologia Escolar da SME, traz um conteúdo sólido e completo, proporcionando uma preparação maior para o gerenciamento de crises e oferta de acolhimento dentro das escolas.

O Programa Acesso Mais Seguro (AMS) é implementado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza desde 2018, com a metodologia desenvolvida pelo CICV. O objetivo é mitigar situações referentes aos conflitos territoriais, por meio de estratégias integrais e ações concretas que sistematizam a autoproteção da comunidade escolar. Em novembro de 2022, a Lei nº 11.312 foi aprovada, dispõe sobre a Política Municipal de Acesso Mais Seguro (AMS) na capital cearense.

O treinamento busca fortalecer a gestão e oferecer suporte à comunidade escolar, garantindo um ambiente seguro e propício para o desenvolvimento educacional. A parceria entre a SME e o CICV é vista como fundamental para ampliar os conhecimentos e capacidades dos profissionais envolvidos, visando uma abordagem mais efetiva e integrada para lidar com questões de violência e saúde mental dentro das escolas da rede municipal.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo