Repórter Fortaleza

Senador questiona informações dadas pelo ministro de Relações Exteriores em entrevista sobre resgate de brasileiros na Faixa de Gaza




Senador questiona informações sobre resgate de brasileiros na Faixa de Gaza

O senador Marcos Rogério (PL-RO) levantou questões sobre as informações fornecidas pelo ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, em relação ao resgate dos 32 brasileiros que estavam na Faixa de Gaza, zona de conflito entre o grupo palestino Hamas e Israel. Durante seu pronunciamento nesta segunda-feira (13), o parlamentar também destacou o esforço da diplomacia brasileira no caso.

De acordo com o senador, durante a entrevista, Vieira mencionou que duas pessoas decidiram por conta própria não retornar ao Brasil e que, após receber apoio psicológico da Força Aérea, optaram por ficar. No entanto, ao ser questionado por um jornalista sobre a localização dessas pessoas, o ministro afirmou que elas não haviam atravessado a fronteira para o Egito, levantando dúvidas a respeito da presença de militares brasileiros na Faixa de Gaza.

Marcos Rogério também criticou a resposta do ministro em relação ao encontro do ex-presidente Jair Bolsonaro com o embaixador de Israel, Daniel Zonshine, classificando-a como “absolutamente infeliz”. Para o senador, Vieira parece priorizar a política em detrimento da diplomacia, e deveria deixar de lado rivalidades internas em momentos como esse.

O parlamentar ainda lamentou a postura do governo brasileiro em relação ao ataque do Hamas à Israel, alegando que, apesar de condenar o ocorrido, o governo não classificou o grupo como terrorista. Marcos Rogério citou a fala do ex-presidente Lula, que pela primeira vez rotulou o Hamas como terrorista, enquanto criticava o Estado de Israel em nome do governo brasileiro. Segundo o senador, Vieira demonstrou falta de habilidade diplomática e compromisso com a situação.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


Sair da versão mobile