O evento reuniu dois representantes de cada uma das 10 cidades pré-selecionadas para compartilhar experiências e discutir desafios e soluções em mobilidade urbana e inovação. De acordo com Luiz Alberto Sabóia, Fortaleza foi pré-selecionada em um grupo de mais de 200 propostas, concorrendo com cidades renomadas como Detroit, Veneza e Medellín, em busca de um recurso de 3 milhões de dólares que será destinado a um edital de inovação aberta na área de mobilidade urbana, especificamente no transporte público.
O Desafio Cidades Sustentáveis, lançado em junho deste ano, tem como objetivo apoiar a inovação e transformar a vida de milhões de pessoas em áreas-chave, como a expansão do acesso a modos de transporte seguros, acessíveis e inclusivos, a utilização de dados para criar sistemas de mobilidade conectados e resilientes, e a redução do impacto ambiental por meio de soluções renováveis e de baixo carbono.
Mais de 200 propostas de 150 cidades foram avaliadas, considerando critérios como impacto, adequabilidade da questão, abordagens de inovação aberta e capacidade dentro da cidade. Além de Fortaleza, as cidades pré-selecionadas foram: Bengaluru (Índia), Detroit (Estados Unidos), Medellín (Colômbia), Cidade do México (México), New Orleans (Estados Unidos), Seberang Perai (Malásia), Varanasi (Índia), Veneza (Itália) e York (Reino Unido).
As três cidades vencedoras do Desafio serão anunciadas em fevereiro de 2024 e receberão apoio por um período de dois anos, com até US$ 9 milhões para implementar as soluções propostas. A proposta apresentada por Fortaleza, elaborada em parceria com a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), busca soluções sustentáveis para ampliar o acesso ao sistema de transporte público para comunidades de baixa renda.
Com um cenário competitivo e um grande desafio pela frente, a participação de Fortaleza no Desafio Cidades Sustentáveis representa uma oportunidade única para a cidade inovar e transformar a vida de seus cidadãos. A expectativa é que a proposta elaborada pelo Laboratório de Inovação de Fortaleza seja bem-sucedida, e que a cidade possa se destacar como um exemplo de inovação e sustentabilidade no cenário internacional.