Comissão especial da Câmara dos Deputados cancela audiência sobre catástrofes climáticas e não marca nova data para debate.



Cancelamento de audiência sobre catástrofes climáticas gera preocupação na Câmara dos Deputados

21/11/2023 – 09:00  

 

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Gilson Daniel é o autor do requerimento para a realização da audiência

A comissão especial sobre catástrofes climáticas da Câmara dos Deputados cancelou a audiência pública que realizaria nesta terça-feira (21) para debater as ações do governo federal sobre o tema.

O colegiado ainda não marcou nova data para discutir o assunto.

O autor do requerimento para a realização da audiência é o relator da comissão, deputado Gilson Daniel (Podemos-ES). Ele cita um estudo da empresa britânica Uswitch, com base em um banco de dados internacionais de desastres naturais, que registra pelo menos 116 milhões de pessoas afetadas por esse tipo de evento nos últimos 120 anos.

Ele também lembra um estudo elaborado pela Confederação Nacional dos Municípios, entre 2013 e 2022, que revela que os desastres naturais, como tempestades, inundações, enxurradas e alagamentos, atingiram 5.199 municípios brasileiros, o que representa 93% do total de 5.570.

Chuvas
“A maior parte dos desastres no Brasil está relacionada às chuvas, que ocasionam enchentes e deslizamentos, e mostram que nosso País possui uma grande vulnerabilidade a esses eventos”, destacou o deputado.

“Porém, nos últimos anos estamos vendo também um aumento de situações relacionadas à estiagem, como a seca na Amazônia e Nordeste”, continua Daniel. Ele acrescenta que foi justamente por conta desse cenário que a Câmara instalou a comissão especial. “Para atuar na melhoria das políticas públicas de prevenção e resposta aos desastres, bem como de responsabilização do Poder Público”, conclui o relator.

Da Redação – RB

O cancelamento da audiência pública que discutiria as ações do governo federal em relação às catástrofes climáticas gerou preocupação na Câmara dos Deputados. A comissão especial sobre o tema decidiu adiar o evento e ainda não marcou uma nova data para a realização da mesma.

O deputado Gilson Daniel, relator da comissão, é o autor do requerimento para a realização da audiência. Ele baseou sua solicitação em estudos que revelam a extensão do impacto das catástrofes naturais. Um estudo da empresa britânica Uswitch mostrou que pelo menos 116 milhões de pessoas foram afetadas por esse tipo de evento nos últimos 120 anos. Além disso, uma pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios revelou que desastres naturais como tempestades, inundações, enxurradas e alagamentos atingiram 5.199 municípios brasileiros entre 2013 e 2022, representando 93% do total de municípios do país.

O deputado ressaltou que grande parte desses desastres está relacionada às chuvas, que causam enchentes e deslizamentos, evidenciando a vulnerabilidade do Brasil a esses eventos. Ele também chamou atenção para o aumento de situações relacionadas à estiagem, como a seca na Amazônia e no Nordeste. Esses dados foram fundamentais para a instalação da comissão especial na Câmara, cujo objetivo é melhorar as políticas públicas de prevenção e resposta aos desastres, bem como responsabilizar o Poder Público por suas ações.

A Redação – RB

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo