Governo do Ceará ganha prêmio nacional por implantação de energia solar em escolas públicas

O Governo do Ceará foi premiado pela implantação de sistemas fotovoltaicos em escolas públicas do Estado. O prêmio foi entregue à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) em Brasília, na terça-feira, dia 21 de novembro de 2023. A entrega do prêmio destacou a iniciativa do Governo do Ceará na categoria “Empreendimento Público” do Pacto pela Infraestrutura Nacional e Eficiência Logística. O secretário da Seinfra, Antonio Nei de Sousa, foi quem recebeu o prêmio.

A instalação dos sistemas fotovoltaicos significa uma redução nos custos com energia elétrica, promovendo economia para o Estado. De acordo com a Seinfra, a estimativa de economia nas contas de energia elétrica, com sistemas funcionando em todas as 32 escolas, é de aproximadamente R$ 1 milhão por ano. O projeto da Seinfra foi vencedor da categoria, com 595 votos, obtidos durante uma consulta aberta ao público entre os dias 15 e 30 de junho.

O Governo do Ceará abriu uma licitação em setembro de 2020 para a instalação de módulos fotovoltaicos em 32 escolas públicas, com o objetivo de incentivar as fontes renováveis, melhorar a eficiência do uso da energia e modernizar as instalações de ensino administradas pelo Poder Público. Os recursos investidos foram de R$ 8,8 milhões, oriundos do FIEE (Fundo de Incentivo à Eficiência Energética e Geração Distribuída do Ceará), administrado pela Seinfra.

O secretário da Seinfra, Antonio Nei de Sousa, comemorou a entrega do prêmio como uma iniciativa nobre e eficiente, visto que faz parte das ações da atual política de sustentabilidade energética do Governo do Ceará. O secretário executivo de Energia e Telecomunicações, Adão Linhares, também acompanhou a cerimônia de entrega do prêmio à Seinfra, em Brasília.

A instalação de sistemas fotovoltaicos em escolas públicas é uma medida significativa para promover a eficiência energética e sustentabilidade, além de servir como exemplo do compromisso do Governo do Ceará com a inovação e a modernização na área educacional. A iniciativa representa o esforço do Estado em adotar fontes de energia limpa e renovável, visando a economia de recursos e a preservação do meio ambiente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo