Prefeitura de Fortaleza lança segunda etapa da 4ª edição da Coleção Pajeú, com retratos de quatro novos bairros da cidade.

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), realizará nesta terça-feira (21/11), às 19h, no Centro Cultural Belchior, o lançamento oficial da segunda etapa da 4ª edição da Coleção Pajeú. Durante o evento, os títulos serão apresentados, seguidos por uma sessão de autógrafos com os autores.

Nesta fase, os bairros Conjunto Ceará, Jangurussu, Jardim das Oliveiras e Mondubim serão os protagonistas, retratados respectivamente por Karoline Freitas, Raimundo Moacir da Costa, Joanice Sampaio e Adson Rodrigo Silva.

A proposta da Coleção Pajeú é trazer às páginas dos livros narrativas construídas a partir de histórias e memórias, com base na oralidade e pesquisa bibliográfica sobre os bairros. Segundo Gylmar Chaves, coordenador editorial da coleção, “A proposta editorial da Coleção Pajeú é reafirmar a memória material e imaterial dos bairros de nossa Cidade, permeada por uma consciência histórica e cidadã”.

O secretário municipal da Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, destacou a importância cultural dos bairros retratados na Coleção Pajeú, ressaltando que a publicação resgata a memória afetiva dos autores com seus respectivos bairros. Nogueira afirma que isso leva o leitor a revisitar espaços únicos, que preservam a cultura específica de cada local.

A Coleção Pajeú é uma publicação da Secultfor, sob a coordenação editorial de Gylmar Chaves, com o objetivo de reafirmar o patrimônio material e imaterial dos bairros da cidade de Fortaleza. A quarta edição foi lançada em duas etapas. Na primeira, em junho deste ano, foram abordados os bairros Antônio Bezerra, Bairro de Fátima, Carlito Pamplona e Papicu.

O lançamento da segunda etapa da 4ª Edição da Coleção Pajeú acontece no dia 21 de novembro, terça-feira, às 19h, no Centro Cultural Belchior (Rua dos Pacajús, 123 – Praia de Iracema). Este evento representa uma oportunidade única para os amantes da cultura local e da história dos bairros de Fortaleza.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo