Fernando Morais assume a direção da Agência Internacional de Notícias com 59 anos de história e se prepara para lançar novo volume da biografia de Lula.

O renomado jornalista brasileiro, Fernando Morais, conhecido por suas biografias, está agora assumindo um novo desafio em sua carreira. Este mês, Morais foi eleito por unanimidade para um mandato de três anos como diretor da agência internacional de notícias Inter Press Service (IPS), que tem 59 anos de história e escritórios e correspondentes em todos os continentes.

Em uma entrevista à Agência Brasil, Morais descreveu essa oportunidade como um “desafio gigantesco”, dada a longa tradição e alcance global da IPS. A agência tem como objetivo levar informações sobre grupos marginalizados para o mundo inteiro e tem sede em Roma, mas deve ser transferida para Madri em breve, com a adição de um novo escritório em São Paulo em 2024.

Morais expressou entusiasmo sobre a oportunidade de contribuir para um veículo com vasta experiência na cobertura de questões profundas, incluindo a defesa do meio ambiente, que ele considera uma das principais prioridades da IPS. Ele sente que a disseminação de mentiras e desinformação pela internet é um problema crescente e acredita que a IPS, com sua credibilidade e alcance global, pode desempenhar um papel fundamental na luta contra a manipulação da informação.

Além de sua nova função na IPS, Morais está finalizando o segundo volume da biografia do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em meio a uma carreira já premiada na imprensa brasileira. Ele já recebeu prêmios importantes, incluindo o Prêmio Jabuti, e suas obras foram traduzidas para 38 países. O presidente Lula expressou sua felicidade com a nomeação de Morais, chamando-o de amigo e biógrafo.

Com essa nova atribuição na IPS, Fernando Morais continua a deixar sua marca no jornalismo internacional, trazendo sua vasta experiência em lidar com questões complexas e sua paixão pela verdade e pela narrativa autêntica. Sua nomeação promete trazer uma perspectiva única para a IPS, assim como suas biografias têm feito para a literatura e o jornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo