Espetáculo Favela – O Boom do Vixxi! Leva Dança e Emoção ao Theatro José de Alencar em Apresentação Única e Gratuita

No último dia 6 de dezembro de 2023, o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), um equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido pelo Instituto Dragão do Mar – IDM, realizou uma apresentação especial do espetáculo “Favela: O Boom do Vixxi!” no Theatro José de Alencar. O evento, que contou com a participação de mais de 90 alunos e alunas da Formação Básica de Longa Duração do Programa de Dança da Escola de Cultura e Artes (ECA) do CCBJ, atraiu um grande público, e teve entrada gratuita.

A apresentação, que teve início às 19 horas, buscou transmitir as histórias, lutas diárias e a resiliência presentes na vida das pessoas que vivem nas favelas. Utilizando a dança como forma artística, o espetáculo conseguiu conectar-se de maneira direta e visceral com o público, trazendo um retrato emocionante das periferias e destacando a importância dos direitos fundamentais que muitas vezes são negados a essas comunidades.

O nome “Favela: O Boom do Vixxi!” surge do desejo de autoconhecimento, de potência e reconhecimento de poder do território do grande Bom Jardim e do cotidiano desses jovens que o apresentam. Para a professora Dayana Ferreira, foi uma oportunidade única de mostrar a comunidade como pulsante em criatividade e inovação.

A proposta do espetáculo era apresentar a favela como um veículo de comunicação e de luta, utilizando o palco e a dança como uma amplificação da perspectiva de vida, como ferramenta de alcance por um mundo melhor dentro e fora da comunidade do grande Bom Jardim. A direção e concepção do espetáculo ficaram a cargo de Dayana Ferreira e as coreografias de Dorotéia Ferreira, Dayana Ferreira e Jônatas Joca.

A Escola de Cultura e Artes do CCBJ (ECA) é composta por seis Programas: Acessibilidade, Audiovisual, Cultura Digital, Dança, Música e Teatro. O Programa de Dança, em especial, propõe viabilizar o acesso aos saberes pertinentes ao universo da dança à comunidade do Grande Bom Jardim a partir de cursos livres em distintas técnicas e abordagens.

O espetáculo, que teve entrada gratuita, recebeu um grande público e foi uma oportunidade única de demonstrar a riqueza e diversidade cultural da comunidade do Grande Bom Jardim. Através da dança, foi possível refletir sobre a realidade das favelas e celebrar a força e resiliência daqueles que vivem nessas áreas marginalizadas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo