Número de estupros aumenta 16,6% em São Paulo; homicídios dolosos têm queda de 10,9% no acumulado do ano.

Os números divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo revelam um aumento alarmante de 16,6% no número de estupros, incluindo estupro de vulnerável, em novembro deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. No total, foram registrados 1.269 casos de estupro no estado, um crescimento preocupante em relação aos 1.088 casos do ano anterior.

Vale ressaltar que o aumento mais expressivo foi entre as vítimas vulneráveis, que são aquelas que têm até 14 anos de idade ou não têm condições de consentir o ato. Este tipo de estupro teve um crescimento considerável de 9% no acumulado de janeiro a novembro, passando de 1.111 casos registrados em 2022 para 1.225 ocorrências em 2023.

Por outro lado, os números referentes aos homicídios apresentaram uma diminuição. Em novembro deste ano, foram registradas 209 ocorrências de homicídio doloso, uma redução de 4,1% em relação ao mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano até novembro, houve uma queda de 10,9%, passando de 2.623 para 2.337 casos.

Em relação aos roubos, houve uma diminuição significativa no número de roubos de veículos, que passaram de 4.233 registros em novembro do ano passado para 3.293 em novembro deste ano, representando uma queda de 22,2%. Já os roubos a banco tiveram um aumento, com dois casos registrados em novembro deste ano e nenhum no mesmo período do ano passado.

No geral, os números das estatísticas criminais mostram uma redução nos casos de latrocínio, roubos e homicídios, porém um aumento preocupante nos casos de estupro e estupro de vulneráveis. As autoridades de segurança pública do estado de São Paulo precisam estar atentas a esses números e adotar medidas eficazes para conter esse crescimento alarmante da violência sexual, garantindo a proteção e a segurança da população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo