Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprova prioridade no atendimento psicológico para vítimas de abuso ou exploração sexual




Crianças vítimas de abuso terão prioridade no atendimento psicológico no SUS

03/01/2024 – 16:38

Mário Agra/Câmara dos Deputados

Clodoaldo Magalhães, relator do projeto

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta importante para a proteção de crianças e adolescentes vítimas de abuso ou exploração sexual. Trata-se do Projeto de Lei 1096/23, de autoria do deputado Raimundo Santos (PSD-PA), que garante prioridade no atendimento psicológico pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a essas vítimas, abrangendo estabelecimentos conveniados ou contratados.

O relator do projeto, deputado Clodoaldo Magalhães (PV-PE), ressaltou a importância do atendimento psicológico para que as vítimas possam lidar com as consequências do trauma vivenciado, permitindo-as retomar uma vida mais equilibrada e saudável.

O texto proposto por Magalhães, aprovado pelo colegiado, promove alterações apenas em aspectos formais e de redação do projeto original, sem comprometer o teor da proposta.

Segundo a tramitação do projeto, a proposta ainda passará pelas comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo, onde será analisada antes de seguir para apreciação no Plenário.

Fique por dentro da tramitação de projetos de lei para acompanhar o andamento deste importante projeto para a proteção das vítimas de abuso sexual.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Pierre Triboli


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo