Governo do Ceará convoca mais de 1.300 aprovados em concurso da PMCE para reforçar segurança pública – Edital será publicado nesta quinta.

Na tarde desta quarta-feira, 10 de janeiro de 2024, o governador do estado do Ceará, Elmano de Freitas, anunciou o chamamento de candidatos aprovados nos últimos concursos da Polícia Militar do Ceará (PMCE). A convocação corresponde a 1.200 vagas imediatas para soldado e 113 para 2º tenente. A decisão de retomar o chamamento foi resultado de um recurso apresentado pelo Governo do Ceará e atendido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) após ter sido paralisado no ano passado por decisão do mesmo órgão.

Em seu bate-papo semanal com os cearenses, o governador destacou a importância de fortalecer a segurança pública e a satisfação em dar prosseguimento ao concurso e convocar os aprovados para prestar serviço à população do estado. Ele ainda anunciou que o edital de chamamento será publicado no Diário Oficial do Estado na quinta-feira (11).

O curso de formação para os profissionais deve começar na segunda quinzena de fevereiro deste ano, com uma duração total de seis meses, sendo os três primeiros meses de formação interna e o restante combinando teoria e prática, preparando os novos policiais para atuar nas ruas. Além do chamamento imediato de 1.313 aprovados, também foi aprovada a ampliação do cadastro reserva para ambas as funções: o número de vagas para soldados passará de 500 para 820, e para o cargo de 2º tenente, a ampliação foi de 187 para 477 vagas.

O governador também anunciou que tem realizado reuniões com a cúpula da segurança pública do estado para organizar novos projetos na área, de forma integrada. Ele informou sobre a elaboração de um novo projeto para buscar reduzir e inibir os roubos e furtos de celulares, integrando ações com entidades do estado.

Durante a interação com os cearenses, o governador também respondeu a questionamentos sobre o programa VaiVem, que permite o uso gratuito do transporte público na Região Metropolitana de Fortaleza. Elmano de Freitas explicou que o programa será ampliado de acordo com a necessidade de cada público, iniciando com a disponibilização para pessoas desempregadas, em seguida para aquelas que estão em programas sociais.

Em relação aos estágios para jovens, o governador enfatizou a existência de vários programas no estado, como o Jovem Aprendiz, Jovem Bolsista, e estágios, que são apoiados com bolsas para que essas pessoas possam trabalhar nas empresas em sua primeira experiência de emprego.

Em suma, esta é uma iniciativa do Governo do Ceará para fortalecer a segurança pública no estado e gerar oportunidades de emprego e desenvolvimento para a população, acompanhada de novas ações integradas na área da segurança e ampliação de programas sociais e de transporte.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo