Idace celebra 45 anos e reafirma compromisso com a regularização fundiária e justiça agrária no Ceará

O Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace) está prestes a completar 45 anos de atuação, trabalhando incansavelmente para a regularização fundiária e a justiça agrária no Estado, um compromisso histórico que vem sendo cumprido desde 1979. As celebrações que marcam essa data emblemática começarão no dia 2 de fevereiro, em uma festa que é um convite extensivo a todo o Ceará.

A partir das 9h, haverá homenagens aos trabalhadores e trabalhadoras do campo, aos ex-superintendentes, aos parlamentares que lutam por terra e direitos do campo, aos servidores falecidos, além da entrega de uma minuta ao Governador Elmano de Freitas para a criação da Medalha Dom Fragoso. Esta medalha tem como objetivo homenagear aqueles que trabalham pela cidadania agrária e pelo bem viver.

Fundado em 1979, inicialmente como Instituto de Terras do Ceará (Iterce), o Idace tem sido fundamental na transformação e fortalecimento da agricultura familiar e dos trabalhadores do campo no Ceará. Ao longo dos anos, o instituto já realizou a regularização de quase 75% de toda a malha cearense, representando uma transformação significativa na vida de muitas famílias, agricultores e comunidades.

Sob a liderança do professor e advogado João Alfredo Telles Melo, como superintendente, e o contador e agricultor Antônio Amorim, como superintendente adjunto, o Idace trabalha com o lema da Cidadania Agrária e do Bem Viver. Uma visão que reflete um compromisso renovado com a reforma agrária.

Como parte das comemorações, haverá uma exposição de fotos, homenagens e uma vibrante feirinha da reforma agrária, destacando os produtos locais e celebrando a rica cultura agrária do Ceará. Além disso, o evento contará com uma animada banda de forró, para trazer a musicalidade e alegria características da região.

A celebração dos 45 anos do Idace acontecerá na Avenida Bezerra de Menezes, 1820, São Gerardo, no dia 2 de fevereiro, às 9h, com entrada livre. É uma oportunidade para reconhecer o trabalho e a contribuição do Idace para o desenvolvimento sustentável e justiça agrária no Ceará. A programação incluirá homenagens especiais e um evento cultural do agronegócio.

Dessa forma, os 45 anos do Idace serão comemorados de maneira memorável, honrando todos aqueles que contribuíram para a história e o papel fundamental do instituto na vida das comunidades rurais cearenses.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo