Encerramento da exposição imersiva Terra de Gigantes em parceria com o Planetário Rubens de Azevedo promete sessão artística inédita

No último dia 19 de janeiro de 2024, o encerramento da exposição “Terra de Gigantes” no Planetário Rubens de Azevedo, em parceria com o Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), foi marcado por uma sessão artística inédita e gratuita. A exposição esteve em cartaz desde setembro de 2023 e atraiu mais de 15 mil visitantes, contando com performances, textos, músicas, entrevistas e animações que proporcionaram ao público uma imersão em poéticas a partir de perspectivas negras e indígenas de artistas brasileiros.

Na ocasião do encerramento, foi exibida uma sessão criada em parceria com a produtora Invisíveis Produções e o Planetário Rubens de Azevedo, trabalho que uniu a arte contemporânea e divulgação científica, revelando cosmologias, visões do universo e constelações indígenas e quilombolas. A iniciativa inaugurou uma nova programação mensal do Planetário Rubens de Azevedo chamada “Artes nas Estrelas”.

Daniel Lima, curador da exposição, destacou a importância da parceria entre o MAC-CE, o Planetário e a produtora, enfatizando que a iniciativa foi construída para contribuir com a diversidade de concepções de universo. A sessão “Arte nas Estrelas: Terra de Gigantes” trouxe falas, visões, criações poéticas de artistas indígenas e negros que integram a exposição imersiva, como Katú Mirim, Jonathan Neguebites, Daiara Tukano, Denilson Baniwa, Naná Vasconcelos, Juçara Marçal e a participação especial de Davi Kopenawa.

Dentro da exposição, foram apresentadas mais de 10 pinturas animadas com cantos indígenas, coreografias, performances de códigos, gestos e outras instalações que permitiram a interação do público. No total, 11 cenas audiovisuais compuseram a ambiência fantástica e provocativa sobre os significados de ser negro e ser indígena no mundo contemporâneo, abrindo espaço para a proposição de novos referenciais de futuro-nação.

A sessão de encerramento aconteceu nos dias 21 e 28 de janeiro, às 15h, no Planetário Rubens de Azevedo, com acesso gratuito e livre ao público mediante a retirada de ingressos 1h antes na bilheteria física do Planetário. A exposição marcou uma nova era para o Planetário, que agora oferece uma programação mensal que integra arte, cultura e divulgação científica de forma inovadora e inclusiva. Com o sucesso da exposição “Terra de Gigantes” e a inauguração da nova programação, o encerramento foi um marco para o Centro Dragão do Mar, complexo cultural da Secretaria da Cultura do Ceará.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo