Cientista Chefe e PGE-CE promovem diálogo para otimização de fluxos por meio de automação e informatização

No último dia 20 de janeiro, às 10h24, a Procuradoria-Geral do Estado do Ceará sediou uma importante reunião entre pesquisadores integrantes do Programa Cientista Chefe, juntamente com procuradores do estado, e assessores das setoriais da PGE-CE. O foco do encontro foi estreitar o diálogo e discutir sugestões de otimização de fluxos por meio de automação/automatização.

Durante a reunião, realizada na última sexta-feira, 19 de janeiro, os participantes trocaram ideias que tinham como objetivo contribuir para o trabalho realizado pelas equipes da PGE-CE e do Cientista Chefe. A escuta atenta dos pesquisadores permitiu que eles compreendessem melhor os fluxos internos da PGE-CE, a fim de apresentar soluções que possam facilitar o trabalho da Procuradoria-Geral.

O encontro foi apenas o primeiro passo de uma iniciativa que visa aplicar a Inteligência Artificial para explorar dados estruturados e semiestruturados, oferecendo métodos, técnicas e ferramentas que contribuam com uma atuação mais ágil, acessível e conectada com a realidade social na instituição. Além disso, o programa permitirá ampliar e aprimorar recursos linguísticos e computacionais para extrair informações estruturadas de textos, visando oferecer um suporte mais eficiente às decisões dos procuradores do estado do Ceará.

A gestão da Procuradoria-Geral tem buscado medidas para ampliar a eficiência e gerar resultados ainda melhores para a população cearense. Através do programa Cientista Chefe, academia e governo estão unidos na busca de soluções para a gestão pública.

O projeto compreende a capacidade de buscas em documentos específicos da PGE-CE, como petições, pareceres jurídicos e outros registros relacionados a processos em andamento, estendendo-se à identificação de informações em documentos e licitações da Procuradoria, tornando o processo de pesquisa e análise mais completo e abrangente. Tarefas que envolvem automação por meio de robotização estão no escopo do projeto e serão aplicadas às ações rotineiras da Procuradoria.

O Programa Cientista Chefe, que une academia e governo na busca por soluções, tem reunido pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e da Universidade de Fortaleza (Unifor) desde o segundo semestre de 2023 para viabilizar o projeto.

Com base nos valores de inovação, eficiência e efetividade, a PGE-CE tem aprimorado esforços para ampliar a eficiência e gerar resultados ainda melhores para a população cearense. A equipe de pesquisadores que integra o Programa Cientista Chefe é liderada por profissionais selecionados com base em critérios como produção científica e ligação com instituições de pesquisa de alto nível, trabalhando em órgãos estratégicos do Estado para identificar soluções de ciência, tecnologia e inovação que beneficiem a população e melhorem os serviços públicos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo