Desbloqueio da Via Férrea do VLT Parangaba-Mucuripe permite retomada da operação plena entre Montese e Vila União

Nesta terça-feira (23), a Secretaria da Infraestrutura do Ceará realizou a liberação de parte da Via Férrea do VLT Parangaba-Mucuripe, entre as estações Montese e Vila União, devolvendo o trecho à Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos para plena operação. A via havia sido parcialmente interditada para a execução da obra de implantação da Estação Expedicionários, que vai integrar o VLT Ramal Aeroporto.

Com a liberação da via, o trecho voltará a funcionar nos dois sentidos e o fluxo de embarque e desembarque da Estação Expedicionários passará a ser operado em duas rotas: uma, em direção à Parangaba e a outra, sentido Mucuripe.

Segundo o secretário da Infraestrutura, Antônio Nei de Sousa, “essa liberação é mais uma importante conquista, pois vai possibilitar a melhoria na operação do sistema metroferroviário de Fortaleza, permitindo a redução do percurso e, consequentemente do headway, otimizando até o tempo de viagem dos passageiros. O desbloqueio também faz parte do avanço das obras de implantação do Ramal Aeroporto, que deve ser entregue à população até o final deste ano, pois estamos trabalhando bastante, com este objetivo”.

Durante a execução da obra, a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos manteve a operação dos trens desviada temporariamente, utilizando apenas a Via 1. Dessa forma, foi possível continuar com o Ramal Parangaba em funcionamento, sem prejuízo aos usuários.

O trecho, entre as estações Montese e Vila União, recebeu serviços de alinhamento e nivelamento de via para a implantação da Estação Expedicionários, a 11ª estação do Ramal.

A iniciativa faz parte de um conjunto de esforços para melhorar o transporte público na região, integrando modais e buscando proporcionar mais agilidade e conforto para os passageiros. A implantação do VLT Ramal Aeroporto é um exemplo dessas iniciativas, que visa atender às demandas de deslocamento da população de forma eficiente.

A ação foi celebrada como um passo importante para a melhoria do sistema de transporte metroferroviário da cidade de Fortaleza, proporcionando mais opções de deslocamento para os cidadãos e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região. Com a liberação dessa parte da via férrea, espera-se que o projeto do VLT Ramal Aeroporto avance e cumpra o objetivo de ser entregue à população no prazo estabelecido.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo