Ministério da Justiça autoriza prorrogação da permanência da Força Nacional de Segurança Pública no Rio de Janeiro até 31 de março.

A autorização para a prorrogação do prazo de permanência da Força Nacional de Segurança Pública no Rio de Janeiro foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (29), conforme anunciado pelo ministro Flavio Dino pelas redes sociais. A medida estende a presença da Força Nacional até o dia 31 de março.
A solicitação para a prorrogação partiu do governo do Rio de Janeiro e foi atendida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. A decisão de manter a Força Nacional atuando no estado até a posse da nova equipe no Ministério da Justiça foi divulgada por Dino, que deixará o cargo em fevereiro para assumir como ministro do Supremo Tribunal Federal, sendo substituído por Ricardo Lewandowski.
Segundo o texto publicado no Diário Oficial, os agentes da Força Nacional atuarão nas atividades e serviços essenciais à preservação da ordem pública e da segurança das pessoas e do patrimônio, em caráter episódico e planejado, pelo período de 60 dias. Além disso, a operação contará com o apoio logístico dos órgãos de segurança pública Estadual e Federal.
A presença da Força Nacional já está atuando no Rio de Janeiro desde outubro de 2023, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal e as forças de segurança locais. O objetivo é patrulhar as principais rodovias do estado para bloquear rotas utilizadas para o transporte de cargas e veículos roubados, assim como drogas e armas. Na época, o governador Cláudio Castro havia afirmado que não haveria prazo para o fim das ações, que visam desestruturar as atividades do crime organizado e prender suas lideranças.
A continuidade da presença da Força Nacional no Rio de Janeiro destaca a importância da atuação integrada das forças de segurança no combate ao crime organizado e na proteção da população. A medida será fundamental para a manutenção da ordem e tranquilidade pública no estado até a posse da nova equipe no Ministério da Justiça.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo