Projeto de Lei propõe divulgação da oferta de cirurgia para correção de estrabismo pelo SUS em unidades de saúde.






Projeto de Lei para divulgação da cirurgia de estrabismo pelo SUS está em análise na Câmara dos Deputados

Projeto de Lei para divulgação da cirurgia de estrabismo pelo SUS está em análise na Câmara dos Deputados

30/01/2024 – 09:21


Foto de Pablo Valadares / Câmara dos Deputados

Um Projeto de Lei em discussão na Câmara dos Deputados visa garantir que unidades de saúde em todo o país divulguem informações sobre a cirurgia para corrigir o estrabismo realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A intenção é informar amplamente a população sobre este procedimento oftalmológico, também conhecido como “vesgueira” ou “olho torto”.

O texto do projeto prevê que as unidades de saúde devem disponibilizar cartazes, faixas ou outros instrumentos de divulgação em locais públicos, informando sobre os locais onde a cirurgia pode ser realizada, onde encontrar consulta oftalmológica preparatória e o tempo máximo entre a consulta e a cirurgia. Além disso, estabelece prazos máximos de 15 dias para a realização da consulta e 60 dias para a cirurgia.

O deputado Roberto Duarte, autor do projeto, destaca a importância da iniciativa, observando que o estrabismo pode causar diversas complicações, desde dores de cabeça e torcicolo até dificuldades na visão e problemas estéticos, especialmente em adolescentes. Ele ressalta que a cirurgia já é oferecida pelo SUS, mas que é fundamental garantir que a comunidade tenha conhecimento sobre o procedimento e que haja prazos estabelecidos para sua realização.

A proposta ainda passará por análise nas comissões de Saúde e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) em caráter conclusivo, dispensando a deliberação do Plenário, a menos que haja recurso assinado por 52 deputados para a apreciação da matéria no Plenário.

Reportagem – Murilo Souza

Edição – Rodrigo Bittar



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo