Em uma proposta inovadora, o senador Carlos Viana (Podemos-MG) apresentou um projeto de lei que visa alterar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB – Lei 9.394, de 1996) para incentivar a adoção de jogos eletrônicos educativos na prática pedagógica. O PL 5.106/2023 encontra-se em tramitação na Comissão de Comunicação e Direito Digital (CCD), aguardando a designação de um relator.
De acordo com Viana, a utilização de jogos na educação proporciona maior engajamento dos estudantes, adaptação aos diferentes níveis de aprendizagem, ambiente seguro de aprendizado, desenvolvimento de habilidades cognitivas e feedback imediato. Ele argumenta que essa abordagem se mostra como uma ferramenta valiosa para enriquecer a experiência educativa.
O senador ressalta que os jogos eletrônicos podem ser adaptados para diferentes faixas etárias e níveis de aprendizagem, proporcionando um ambiente de aprendizado livre de julgamentos. Esse ambiente, segundo Viana, encoraja a tentativa e o erro, fundamentais para o processo de aprendizagem.
Viana destaca ainda o caráter envolvente e motivador dos jogos eletrônicos, auxiliando os estudantes a se sentirem mais engajados e entusiasmados em aprender, o que pode aumentar a dedicação e o interesse pela educação.
Além disso, o senador salienta que os jogos eletrônicos podem ser uma ótima maneira de desenvolver habilidades cognitivas, como raciocínio lógico, tomada de decisão e resolução de problemas, uma vez que muitos exigem que os jogadores pensem de forma estratégica e tomem decisões rápidas.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)