De acordo com a gerente de Avaliação e Prospecção do Itaú Social, Fernanda Seidel, a resiliência dos empregos vinculados à matemática está relacionada ao grau de formalidade e ao nível salarial mais elevado dessas profissões, mesmo entre pessoas com ensino superior completo. Ela aponta que os trabalhos intensivos em matemática oferecem salários que chegam a ser o dobro daqueles que não são intensivos nessa disciplina.
No entanto, apesar da maior resiliência e renda proporcionada por empregos ligados à matemática, a pesquisa também destacou que essas profissões reproduzem as desigualdades observadas na aprendizagem da matemática desde o ensino básico, em especial entre meninas e pessoas negras. Fernanda explica que, apesar do aumento da participação de profissionais negros e mulheres em ocupações relacionadas à matemática, ainda há desafios em relação ao desempenho desses grupos na área.
Outra conclusão importante do estudo é que o Brasil possui um número baixo de pessoas ocupadas em profissões vinculadas à matemática em comparação com outros países. Segundo a pesquisa, o país precisa acompanhar melhor esse quadro e se preocupar mais no sentido de política pública de desenvolvimento, a fim de promover um aumento na participação dessas profissões no mercado de trabalho.
O estudo, intitulado “Contribuição da Matemática para a economia brasileira”, foi realizado pelo Itaú Social a partir de uma provocação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e seguiu metodologia adotada em pesquisas pelo Centro Nacional de Pesquisa Científica da França (CNRS), adaptada às características do mercado brasileiro.
De acordo com a superintendente do Itaú Social, Patricia Mota Guedes, os dados apurados evidenciam a importância do investimento em educação matemática de qualidade. Para Patricia, o estudo indica as potencialidades oferecidas pela disciplina, desde a educação básica, e sua influência no futuro dos jovens.
O estudo utilizou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua para avaliar o número de trabalhadores e suas remunerações associadas às atividades relacionadas à matemática. Além disso, calculou a contribuição dessas profissões para o Produto Interno Bruto (PIB) a partir da soma de todos os rendimentos do trabalho no país provenientes de ocupações que demandam maior intensidade de capacidades matemáticas.
Portanto, o estudo ressalta a importância de estratégias e investimentos em educação matemática no Brasil, visando não apenas o desenvolvimento econômico, mas também a redução das desigualdades e a promoção de oportunidades para grupos sub-representados na área.