Paciente se recupera em casa após procedimento pioneiro de microcirurgia para remoção de tumor medular no HRVJ em Limoeiro do Norte

No dia 19 de fevereiro de 2024, por volta das 10:21, o Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), um equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) em Limoeiro do Norte, realizou um procedimento inovador de “microcirurgia de exérese de tumor medular” em seu centro cirúrgico. O paciente, um homem de 59 anos natural de Limoeiro do Norte, foi o primeiro a se submeter a esse procedimento pioneiro e agora se recupera em casa após o sucesso da intervenção.

A microcirurgia teve uma duração de cerca de dez horas e teve como objetivo a retirada de um tumor na coluna lombar, que estava causando um déficit neurológico nos membros inferiores do paciente, prejudicando sua funcionalidade. Segundo a coordenadora de Enfermagem do centro cirúrgico, Rhanna Façanha, a intervenção foi crucial para melhorar a qualidade de vida do paciente.

O diretor-geral do HRVJ, Bergson de Brito, explicou que os tumores na medula espinhal são menos frequentes em comparação com outros tumores do Sistema Nervoso Central, representando aproximadamente 5% dos casos. O tratamento desses tumores exige um alto nível de tecnologia na área da saúde e profissionais especializados devido à localização e às possíveis complicações que podem surgir.

O centro cirúrgico do HRVJ, inaugurado em setembro de 2022, já realizou mais de 3,5 mil procedimentos, com ênfase em cirurgias de alta complexidade, intervenções beira-leito e pequenos procedimentos. Até dezembro de 2023, foram realizadas 82 neurocirurgias, 739 cirurgias ortopédicas, 88 cirurgias bucomaxilofaciais, 42 cirurgias vasculares e 14 cirurgias plásticas.

Com a realização bem-sucedida desse procedimento pioneiro, o HRVJ reforça seu compromisso em oferecer tratamentos de ponta e de alta qualidade aos pacientes, contribuindo para o avanço da medicina na região. O hospital continua a se destacar como uma referência em procedimentos inovadores e de alto impacto na vida dos pacientes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo