Repórter Fortaleza

Mulher é presa por sequestrar bebê de dois meses e alegar ser a mãe; Polícia Civil do Ceará atua em flagrante

Na noite da última segunda-feira (26), a Polícia Civil do Estado do Ceará autuou em flagrante uma mulher de 39 anos, suspeita de sequestrar um bebê de dois meses e alegar ser o seu próprio filho. O caso ocorreu no bairro Centro, em Fortaleza, e mobilizou esforços da PCCE, do Alerta Amber Brasil da empresa Meta e da Perícia Forense do Estado do Ceará (PCCE) para localizar a criança desaparecida.

Segundo informações policiais, o bebê foi visto pela última vez em uma pousada social da Prefeitura de Fortaleza, onde foi deixado pela genitora sob os cuidados da suspeita. O desaparecimento foi reportado inicialmente na Delegacia de Defesa da Mulher e transferido para a 12ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da PCCE. Após diligências, que incluíram a divulgação de um retrato falado da suspeita pela Pefoce, o bebê foi localizado junto à mulher no bairro Sabiaguaba.

Durante as investigações, a polícia descobriu que a mulher havia simulado uma gravidez para o companheiro e familiares, alegando que o bebê estava em tratamento em uma unidade de saúde. Ela foi autuada por sequestro e cárcere privado e está à disposição da Justiça. A ação contou com o apoio da 7ª Delegacia e do Núcleo Operacional do DHPP.

A ação bem-sucedida também ressalta a importância do uso do sistema Amber Alerts, que permite a divulgação de informações sobre pessoas desaparecidas, especialmente crianças e adolescentes, nas plataformas digitais da empresa responsável. O Ceará é um dos estados brasileiros que participam do projeto desenvolvido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), com o alerta sendo acionado com sucesso pela terceira vez este ano.

A tecnologia do Amber Alerts, adotada por 30 países, tem se mostrado eficaz no auxílio às buscas de casos de desaparecimento. Quando ativado, o alerta é distribuído nas redes sociais da plataforma da Meta no raio de até 160 km do local do desaparecimento, aumentando as chances de localização das pessoas desaparecidas.

Sair da versão mobile