Senador critica atuação do STF e pede fim de inquéritos considerados irregulares para a democracia e harmonia entre os Poderes.

O senador Eduardo Girão, do Novo-CE, fez duras críticas à atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) durante seu pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (28). Para o senador, a interferência do STF em diversas instâncias prejudica a democracia, e ele pediu o fim dos inquéritos que considera serem conduzidos de forma irregular pelo Tribunal.

Girão ressaltou que inúmeros inquéritos intermináveis, como os das fake news e do 8 de janeiro, estão em curso, o que, segundo ele, vai contra o ordenamento jurídico do país. Para o senador, a situação atual faz com que os cidadãos vivam sob constante ameaça, o que considera inaceitável.

O parlamentar também apontou que os conservadores no Brasil estão sofrendo intimidação por parte do STF, citando o caso em que deputados bolsonaristas foram removidos de cargos de liderança na Câmara supostamente a pedido do Supremo, visando prejudicar a votação da PEC 135/2019, que trata do voto auditável. Essas decisões, de acordo com Girão, abalam a harmonia entre os Poderes.

O senador questionou se a ação do Ministro Luís Roberto Barroso em se reunir com lideranças partidárias para, posteriormente, observar uma mudança no posicionamento dos deputados em relação à transparência nas eleições, não configuraria uma interferência de um Poder sobre o outro, evidenciando a preocupação com a separação dos Poderes.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo