Projeto de Lei propõe reconhecimento de encaminhamentos da rede privada na rede pública de saúde para reduzir filas de consulta.



Proposta de Lei para agilizar encaminhamentos na saúde pública está em análise na Câmara dos Deputados

12/03/2024 – 11:02

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Célio Silveira acredita que medida vai reduzir fila para consulta na rede pública

O Projeto de Lei 328/24 estabelece que os encaminhamentos de pacientes da rede privada de saúde sejam reconhecidos na rede pública sem necessidade de validação por profissional do SUS. A proposta está em análise na Câmara dos Deputados.

O objetivo do projeto é evitar que o paciente da rede privada, encaminhado com um laudo para uma unidade pública, precise passar novamente por uma consulta médica. Hoje, segundo o deputado Célio Silveira (MDB-GO), autor da proposta, vigora a regra de que o SUS não aceita os encaminhamentos da rede privada de saúde.

“Temos que considerar que o profissional de saúde do setor privado tem a mesma capacidade e responsabilidade que o profissional do SUS ao analisar a necessidade do paciente”, disse Silveira. Ele avalia ainda que a proposta melhora a coordenação entre os SUS e o sistema privado e reduz as filas para consulta nas unidades de saúde públicas.

Próximos passos
O PL 328/24 altera a Lei Orgânica da Saúde. O texto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Saúde; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Rodrigo Bittar

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo