Presidente do PL discorda de Bolsonaro sobre fraude nas urnas eletrônicas e revela pressão para ação no TSE, revela depoimento à PF.

Em um depoimento à Polícia Federal no mês de fevereiro, Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL, expressou discordância em relação à afirmação feita na época pelo então presidente Jair Bolsonaro sobre possíveis fraudes nas urnas eletrônicas nas eleições de 2022. Costa Neto, que já participou de várias eleições, declarou que nunca presenciou nada que desabonasse o sistema eleitoral brasileiro e orientou a bancada de seu partido a votar contra a implementação do voto impresso.

Essas informações foram reveladas durante um inquérito que investigava uma suposta conspiração na cúpula do governo de Bolsonaro. O sigilo sobre as declarações foi retirado pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com Costa Neto, o PL solicitou uma verificação extraordinária no funcionamento das urnas, principalmente para os cargos de presidente e governador. A contratação para isso teria sido ideia de deputados do PL e do próprio Bolsonaro, com o partido custeando cerca de R$ 1 milhão pelo serviço.

Em relação à orientação de Bolsonaro para questionar a segurança das urnas eletrônicas e validar a narrativa de possíveis fraudes, Costa Neto afirmou que nunca recebeu tal orientação do então presidente, apenas a instrução para fiscalizar. Ele ainda mencionou que a empresa IVL – Instituto Voto Legal foi contratada para acompanhar o desenvolvimento das eleições e verificar a segurança do processo.

Por sua vez, o ministro do STF, Alexandre de Moraes, decidiu levantar o sigilo dos depoimentos do inquérito devido a publicações jornalísticas com informações incompletas, que estavam sendo divulgadas pela imprensa. A decisão foi motivada pela necessidade de esclarecer os fatos e garantir transparência nas investigações em andamento. Em meio a essas revelações, a postura de Costa Neto em relação às declarações de Bolsonaro sobre as urnas eletrônicas trouxe à tona questionamentos e debates importantes sobre a segurança e transparência do sistema eleitoral brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo