Exposição “Palácio Monroe: um Legado de Democracia” marca os 200 anos do Senado Brasileiro com resgate histórico-cultural.

O Senado inaugura na quarta-feira (20), às 15h, a exposição Palácio Monroe: um Legado de Democracia, como parte das comemorações dos seus 200 anos de história. A exposição visa resgatar o valor histórico, político e cultural do palácio que sediou o Senado durante 35 anos (1925-1960), no Rio de Janeiro.

Considerado uma joia da arquitetura, o Palácio Monroe teve sua origem como Pavilhão do Brasil na Exposição Universal de 1904 nos Estados Unidos, recebendo um prêmio na Feira Internacional de St. Louis no mesmo ano. Mais tarde, tornou-se a sede do Senado, testemunhando eventos políticos cruciais e contribuindo para a democracia no Brasil.

O Plenário do Palácio Monroe foi palco de parte significativa dessa história, abrigando o conjunto mobiliário da exposição até a mudança da capital para Brasília em 1960. Com a demolição do prédio em 1976, os móveis foram transferidos para Brasília e integraram o patrimônio do Senado.

Após uma extensa pesquisa, foi possível recriar com fidelidade o conjunto de mobiliário histórico conhecido como Plenarinho. A exposição foi enriquecida com recursos inovadores, elementos sonoros, imagens, documentos e publicações.

Para Cristina Monteiro, coordenadora do Museu do Senado e responsável pela realização da exposição, o objetivo é proporcionar ao visitante uma oportunidade de se conectar com o acervo e refletir sobre o patrimônio histórico, político e cultural do Brasil, vislumbrando um futuro mais consciente.

— Essa exposição oferece uma jornada fascinante pela história do Senado, destacando o impacto do Plenário nas decisões políticas que moldaram o Brasil. Honrar a memória do Monroe é também homenagear a trajetória corajosa de nossa própria democracia — afirmou Cristina Monteiro.

O Plenarinho está em exposição no final do corredor do 1º andar do Anexo II do Senado, em frente ao auditório Petrônio Portella, e faz parte do roteiro da visita guiada ao Palácio do Congresso Nacional.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo